Lançamento | Trabalhos que nos forjam

Imagem: Conhecimento Científico.


 

[ Por: Elaine Moraes ]

Trabalhos que nos forjam nasceu de um exercício acadêmico, mas porque extrapolou sua própria condição de labor, ganhou as páginas deste livro. São histórias de mulheres e homens imaginários, criadas a partir de utensílios pertencentes ao acervo do Museu de Artes e Ofícios, de Belo Horizonte.

Estudantes do curso de Escrita Criativa, da PUC Minas, em uma manhã de sábado de setembro de 2019, percorreram o museu, munidos de cadernos e celulares onde registraram os objetos que mais lhe intrigaram ou tocaram. E saíram de lá com a incumbência de forjarem a partir dessa fruição um conto.

Embora saibamos que as personagens construídas dessa experiência se constituam como seres de papel, elas materializam antigas vivências de mineiros, cozinheiras e pescadores, dentre tantos outros que habitaram as minas gerais através dos séculos.

Assim como os objetos de trabalho nos contam sobre vidas remotas, sobre o território geográfico e cultural do estado, as personagens também nos falam por meio de gestos, linguagens, e traços singulares não só de uma forma de subsistência, mas sobre um modo de estar no mundo.

Pré-venda

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Polícia prende no Rio acusado de estuprar crianças

Artigo Anterior

Balança comercial puxa superávit recorde de contas externas em abril

Relacionados