SENSACIONAL! anuncia atrações como Xande de Pilares, Marina Sena, FBC convida Letrux, Marcelo D2, OlodumBaiana e Ana Frango Elétrico



Marcelo D2 – Divulgação.

11ª edição do Festival será realizada nos dias 21 e 22 de junho de 2024
no Parque Ecológico da Pampulha

 

Com datas confirmadas para os dias 21 e 22 de junho, o Sensacional! anuncia parte da programação do segundo dia de festival: OlodumBaiana, Marina Sena canta Gal Costa, Marcelo D2 À Procura da Batida Perfeita, Banda Uó o Reencontro, Dona Onete 85 anos, FBC convida Letrux, Ivyson e Ana Frango Elétrico. O evento confirmou, ainda, além de Djavan,  Xande de Pilares para a noite de abertura, dia 21 de junho.

No parque Ecológico da Pampulha, o primeiro dia do Sensacional! marca a despedida da turnê “D”, na qual Djavan traz o repertório do seu 25º álbum de estúdio, além de mais de 20 sucessos de todas as fases de sua discografia. Xande de Pilares, ex-vocalista do Grupo Revelação, abre a noite com repertório do álbum Xande canta Caetano, em que interpreta canções do compositor baiano. O trabalho encantou o público e emocionou o próprio Caetano Veloso, que chorou ao ouvir o trabalho em estúdio.

O segundo dia do festival já tem parte do line-up anunciado. O clássico grupo percussivo, criado em 1979 em Salvador, Olodum, e o BaianaSystem, banda liderada pelo vocalista Russo Passapusso, unem-se no palco no show OlodumBaiana. O projeto nasceu depois do encontro promovido e sugerido pela curadoria do Sensacional! na apresentação Olodum convida Russo Passapusso, na nona edição do festival em 2022.

Ana Frango Elétrico volta a Belo Horizonte, após lançar o álbum “Me chama de gato que eu sou sua”. A carioca, além de cantora, compositora e artista plástica, destaca-se na produção musical. Com sua lírica afiada, Marcelo D2 apresenta um de seus álbuns mais icônicos, “À Procura da Batida Perfeita”, de 2003, que consolidou sua marca registrada: o encontro entre rap e samba. O artista recebeu duas indicações no Latin GRAMMY 2023 com “Jardineiros”, que marca a volta do Planet Hemp.

Reconhecida como rainha do carimbó, Dona Onete celebra 85 anos de idade no palco do Sensacional!. A artista do Pará tem mais de 300 canções, regravadas por grandes artistas como Gaby Amarantos. O festival também será palco do reencontro da Banda Uó. Em 13 anos de história, o grupo conquistou uma legião de fãs, que até hoje pede pelo seu retorno. Seis anos depois do término, a Banda Uó tem um encontro marcado com o público, apresentando um show com os maiores sucessos da carreira.

Grandes representantes da cena mineira também estarão presentes: Marina Sena, que homenageia Gal Costa, e FBC, que convida Letrux. Ex-integrante d’A Outra Banda da Lua e do Rosa Neon, Marina Sena tornou-se um fenômeno com o álbum solo, “De Primeira”, e depois ganhou o Brasil com “Vício Inerente”. No Sensacional!, canta apenas músicas da Gal Costa. Já FBC, cria das batalhas de rima de Belo Horizonte, ficou bastante conhecido pelo álbum “Baile”, produzido em parceria com Vhoor. Em 2023, lançou um dos álbuns do ano, O Amor, o Perdão e a Tecnologia Irão nos Levar para Outro Planeta.

 

A curadoria de artistas de várias partes do país continua com Ivyson, cantor e compositor pernambucano que desponta na cena musical atual. Em seu álbum de estreia, “O Outro Lado do Rio”, lançado em junho de 2022, traz influências do pop à música popular brasileira.

 

Os ingressos para os dois dias de festival estão à venda na plataforma Shotgun e custam a partir de R$120.

 

(Quase) 14 anos de história

 

Criado em 2010, o Sensacional realizou a sua primeira edição embaixo do Viaduto Santa Tereza. Nos anos seguintes, fez parte do ressurgimento do Carnaval de Rua de Belo Horizonte. Entre 2011 e 2013, foi realizado no sábado de pré-carnaval. Já em 2014, a festa foi durante o carnaval: em dois dias, 7 bandas foram vistas por mais de 80 mil pessoas na praça da Savassi.

 

Em 2016, o cenário da festa foi o Parque Municipal, que recebeu dois dias de programação no centro da cidade. Em 2018, o festival ocupou a Esplanada do Mineirão com dezenas de atrações em uma edição realizada em parceria com o Festival Sarará.

 

Depois de alguns anos afastado de suas origens momescas, em 2020, o Sensacional! marcou o início do período carnavalesco de Belo Horizonte, com mais de 40 atrações, numa festa política, diversa e bem-humorada, para 25 mil pessoas no Mineirão. Em 2022, o Sensa! foi realizado no Parque Ecológico da Pampulha pela primeira vez com a presença de 15 mil pessoas e mais de 30 artistas. Na sua décima edição repetiu o feito, dessa vez trazendo Gilberto Gil para celebrar a sua noite de abertura.

 

Serviço:

Noite de Abertura Sensacional!

Data: 21 de junho de 2024

Programação: Djavan,  Xande canta Caetano

Horário: 18h às 22h

 

Festival Sensacional!

Data: 22 de junho de 2024

Programação: OlodumBaiana, Marina Sena canta Gal Costa, Marcelo D2 À Procura da Batida Perfeita, Banda Uó o Reencontro, Dona Onete 85 anos, FBC convida Letrux, Ivyson, Ana Frango Elétrico

Horário: 12h às 22h

Ingressos: https://shotgun.live/pt-br/venues/hibrido-cc

Outras informações: @festivalsensacional

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo
Dra. Franciele Zanol:

Dra. Franciele Zanol: Uma Trajetória de Sucesso na Saúde Estética

Artigo Anterior

Vem aí a feira mais cheirosa já vista! Cuide-se Bem, do Boticário, lança linha de cuidados corporais inspirada em aromas de frutas

Relacionados