Exposição retrata vida e obra do escritor mineiro Fernando Sabino



A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), apresenta até o dia 30 deste mês, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado (Rua Ministro Hermenegildo Barros, 904, Itapoã), a exposição “Escritório – Fernando Sabino”. A mostra tem a proposta de apresentar ao público a vida e a obra de um dos mais renomados escritores brasileiros. A exposição é gratuita e pode ser visitada de terça a domingo, das 8h às 18h.

Com intuito de apresentar uma cronologia sobre a vida e a obra do escritor mineiro, a mostra exibe objetos pessoais, prêmios e outras peças de seu acervo. A exposição conta com a estante do escritório de Fernando Sabino e livros com dedicatória de seus amigos como Jorge Amado, Dalton Trevisan, Ferreira Gullar e Luís Giffoni, entre outros. Dentro dos livros, é possível encontrar cartas, fotos, postais e outros objetos usados pelo autor como marca-página. A mostra conta ainda com uma televisão antiga na qual é disponibilizado um vídeo com o projeto “Encontro Marcado com Fernando Sabino”, um conjunto de sofá da década de 1950, além de uma mesa de centro com tampo em mármore.

Fernando Tavares Sabino foi um escritor e jornalista mineiro de destaque no cenário nacional. Seu primeiro livro de contos, “Os Grilos não Cantam Mais”, foi publicado em 1941, no Rio de Janeiro, quando o autor tinha apenas 18 anos. Recebeu diversos prêmios, entre eles, o Jabuti pelo livro “O Grande Mentecapto” e o Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras. Foi condecorado com a Ordem do Rio Branco, no grau de Grã-Cruz, pelo governo brasileiro. Faleceu na capital carioca, no dia 11 de outubro de 2004. Seu epitáfio, escrito a seu pedido, é o seguinte: “Aqui jaz Fernando Sabino, que nasceu homem e morreu menino!”.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Revezamento da tocha dos Jogos Rio 2016 chega à Belo Horizonte dia 14

Artigo Anterior

REDE DE CURSO DE INGLÊS LANÇA FRANQUIA POR MENOS DE 1 MIL

Relacionados