Revezamento da tocha dos Jogos Rio 2016 chega à Belo Horizonte dia 14



Em sua viagem por mais de 300 cidades brasileiras, a tocha dos Jogos Rio 2016 passa por Belo Horizonte no sábado, dia 14. O ponto de partida do símbolo olímpico na capital mineira será o Museu de Arte da Pampulha (MAP), de onde seguirá pelas mãos de 150 pessoas que a conduzirão, em revezamento, pelos principais pontos turísticos da cidade. Ontem, o secretário municipal de Desenvolvimento, Eduardo Bernis, técnicos da BHTrans e de outras áreas da Prefeitura e representantes do Comitê Olímpico detalharam o trajeto e todo o esquema da passagem da tocha por BH.

Após a cerimônia de abertura do evento no MAP, a tocha segue para a Casa do Baile, passa pela Igreja de São Francisco de Assis e o Estádio do Mineirão. Depois, parte em direção ao Centro, marcando presença nas praças Raul Soares, da Bandeira e do Papa, terminando o percurso na Praça da Estação. O trajeto do revezamento será de aproximadamente 30 quilômetros e cada condutor percorrerá cerca de 200 metros com a tocha, a uma velocidade média de 6 quilômetros por hora.

De acordo com o secretário Eduardo Bernis, o revezamento da tocha contará com 1.400 colaboradores, entre servidores da PBH e voluntários. “A Prefeitura elaborou um planejamento consistente de fiscalização, segurança e operação de trânsito para que tudo seja realizado sem incidentes. O objetivo é que BH festeje a maior competição esportiva do mundo de maneira ordeira e com grande alegria”, disse. O secretário destacou ainda que, dos 150 condutores da tocha, 11 foram indicados pela Prefeitura, em um processo de escolha que priorizou servidores que que têm mais contato com a população da cidade.

É o caso de Manuel Messias, gari da SLU há 25 anos e maratonista. Ele conduzirá a tocha na Avenida Afonso Pena, entre Rua da Bahia e Avenida João Pinheiro. “Será uma grande honra representar meus companheiros de profissão nesse evento tão importante para o mundo. Já estou sonhando com este momento, pois vou realizar um sonho”, comentou. Na lista de revezadores da tocha em BH figuram o cantor Rogério Flausino, o ex-jogador de vôlei Nalbert Bittencourt, a cantora Paula Fernandes e a jogadora de vôlei Sheila Castro, entre outros.

Celebração

O final do revezamento da tocha, previsto para 19h30, será comemorado na Praça da Estação com uma grande festa aberta ao público. Os shows começam às 17h, com apresentação da bateria da escola de samba Canto da Alvorada, vencedora do Carnaval BH 2016, e Keila Gaga, cover da cantora Lady Gaga. que fez grande sucesso na Virada Cultural 2015. As principais atrações do show serão a cantora funk Ludmilla e o grupo mineiro de pop rock Jota Quest.

O acesso ao show é gratuito, mas está limitado à capacidade de lotação da estrutura. A abertura dos portões será às 16 horas, em duas entradas: uma na Alameda Central da Praça Rui Barbosa, e outra na Avenida dos Andradas, entre as ruas dos Caetés e Tupinambás. O metrô funcionará até a meia-noite e os ônibus metropolitanos, até meia-noite e meia. O túnel de acesso à Praça da Estação, com entrada na Rua Sapucaí, ficará fechado a partir das 23h00 de sexta-feira, dia 13.

Para garantir a segurança de todos, são condições de acesso e permanência no local:

• Consentir a revista pessoal de prevenção e segurança;
• Não portar objetos, bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de possibilitar a prática de atos de violência, por exemplo: objetos pontiagudos, armas de qualquer natureza, mastros de bandeiras, espetos, garrafas e guarda-chuvas, entre outros
• Não portar ou ostentar cartazes, bandeiras, símbolos ou outros sinais, bem como entoar cânticos com mensagens ofensivas ou discriminatórias ou de caráter xenófobo;
• Não arremessar objetos de qualquer natureza, no ambiente do show;
• Não portar ou utilizar fogos de artifício ou quaisquer outros engenhos pirotécnicos ou produtores de efeitos semelhantes;
• Não comparecer ao evento utilizando camisas de times, torcidas organizadas e outras manifestações que possam suscitar rivalidades;
• Não levar mochila e capacete para o evento.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Cruzeiro perde para o Coritiba por 1 a 0 na estreia do Brasileiro

Artigo Anterior

Exposição retrata vida e obra do escritor mineiro Fernando Sabino

Relacionados