Esporte: Dr.Thiago Melo é o mais novo nome do ‘Triathlon’ brasileiro



Médico e esportista faz parte da ‘MF Racing
do triatleta de elite Marcus Fernandes’;
Modalidade já se tornou um
estilo de vida para ele
 
[dropcap size=big]T[/dropcap]riatleta amador desde junho de 2016, o cirurgião vascular Thiago Melo optou por mudar de vida e ter uma rotina de treinos mais intensa. Nunca havia corrido, nem pedalado, muito menos nadado anteriormente, então o desafio foi intenso para alguém que na época aos 33 anos iria começar do zero.

Optou por provas mais curtas de inicio e há um ano e meio, após passar a integrar a MF Racing do triatleta de elite Marcus Fernandes, deu inicio a preparação para provas longas, incluindo o meio Ironman (nada 1,9km, pedala 90km e corre 21km) e por final a cereja do bolo, o Ironman Full Distance este ano (nada 3,8km, pedala 180km e corre 42km).

Integrante da equipe de “Triathlon dos Brabos do Cerrado”, que conta com vários atletas amadores, passou a visualizar no “Triathlon”, além de um estilo de vida, um esporte onde elite e amadores se interagem dando um boa visibilidade tanto local quanto nacional.  Em um bate papo (ele que

tem uma rotina dividida entre a Bahia e São Paulo, operando todos os dias e ainda dá aulas como professor universitário), fala sobre o Thiathlon e deixa dicas importantes para quem deseja entrar na modalidade.
Dr. Thiago Melo, basta apenas se preparar para o ‘Triathlon’ ou vale também fazer massagens e outros para um bom condicionamento?
Além da preparação especifica para o ‘Triathlon’, o ideal é sempre manter as massagens semanais, fisioterapia e horas de descanso, tentando ao máximo evitar lesões. Associado a isto tudo, é iniciado o fortalecimento muscular com a musculação e o alongamento com o Pilates.
Dr. Thiago Melo, mesmo com uma vida corrida, como você consegue achar tempo para poder não só se exercitar, mas ser um atleta de alta performance? 
A programação de tempo é essencial, e viabiliza a todos a prática de exercício. Obviamente que terão algumas concessões e outras abdicações, mas que de 80% a 90% dos treinos semanais são concluídos com êxito.
Os treinos são sempre focados nas competições? 
Buscamos treinar sempre pensando nas competições, estas sim te deixam em estado de êxtase. Passar por aqueles pórticos de chegada, é uma sensação indescritível de prazer. O Triathlon, como todo Endurance, é uma briga entre a mente e o corpo, e quem pratica tem que ter a mente mais forte que o corpo, impedindo que se desista no meio do caminho por achar que não consegue finalizar a prova.
Dr. Thiago Melo, como você disse, a mente é a responsável pelo bom desempenho. Em sua opinião, ela manda no corpo? 
Como se imaginaria alguém nadar 4km, pedalar 180km e correr 42km? E se disser que o mesmo ainda fez a maratona do Rio de Janeiro 7 dias após a conclusão do Ironman? Pois é, a mente manda no corpo, ela quem define suas metas e seus limites.
Qual conselho Dr. Thiago Melo, você deixa para quem quer se preparar, por exemplo, para um Endurance? O que fazer para ter bons resultados?
Meu conselho é que quem quer se preparar para um Endurance, escolha os melhores profissionais para o acompanhamento sempre. Além disso, otimize sua rotina de trabalho de forma que consiga descansar bem (eu ainda não consegui isto), e se cobre apenas a medida que for evoluindo. Todos nós somos capazes, basta ter coragem de sair da zona de conforto”, concluiu.
Texto: Revisão e montagem
Jornalista – Felipe de Jesus
Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Adiamento: Desfile Cenário Kids 2018

Artigo Anterior

Profissional: 'Bruna Santos Cruz' mostra que os doces podem ser uma grande aposta no mercado

Relacionados