O que é melhor: rebite ou parafuso?



No segmento de fixação industrial existem diversos elementos que cumprem com finalidades específicas. Algumas pessoas ficam em dúvida quando chega o momento de escolher entre rebites e parafusos por não conhecerem as características e vantagens de cada um. Afinal, o que é melhor: rebite ou parafuso?

Como escolher o rebite

O uso mais comum dos rebites é para a fabricação de itens na indústria automotiva, como os utilizados para os carros e caminhões, além de brinquedos e de eletrodomésticos. Os tamanhos de rebites assim como seus tipos variam de acordo com o tipo de aplicação a qual eles serão submetidos com as rebitadeiras

O rebite com rosca têm como diferencial a possibilidade de utilizado para substituir a porca turbo no caso de aplicação em chapas finas.

Se você busca pela praticidade pode optar pelo modelo de rebite semi tubular que é conhecido pela facilidade de aplicação, sem que haja a necessidade de aplicar muita força para inseri-lo na superfície, devido ao furo ocasionado pela haste oca.

Enquanto o rebite de repuxo medidas une diferentes tipos de materiais por apenas um lado de acesso. Você pode encontrá-lo em diversos  modelos de acabamento, como o rebite de repuxo alumínio, de cobre e também o rebite de repuxo aço inox.

Os elementos de fixação rebites tem a variação entre rebites POP, rebite alicate, rebite industrial, rebite roscado m5, rebite tubular e rebite cabeça escareada, entre outros.

Diferenças entre parafuso e rebite

Ainda que tenham funções semelhantes, os dois materiais são bem diferentes. Enquanto as extremidades do rebite são pressionadas para fixar o material, o parafuso utiliza da rotação e da força do atrito para conseguir apertar a peça. 

O parafuso é utilizado para conectar duas ou mais peças (dependendo do material), caso você queira dividi-las novamente basta desaparafusar e inseri-lo novamente, pois a peça se feito com cuidado a peça não será destruída, podendo ser utilizada novamente. Existem dois modelos de parafusos, os que são usados com porca, e os auto-perfurantes que são introduzidos diretamente na peça. 

Enquanto os rebites possuem tampas que podem ser alteradas fazendo com que a extremidade torne maior pela possibilidade de conectar duas ou mais peças, para isso é necessário quebrar o rebite. 

Diferentemente do parafuso, o rebite pode ser utilizado apenas uma vez após a união das peças. Entretanto, apresenta como diferencial a cabeça da haste maior que evita que o utensílio escorregue.

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Conheça 3 tipos de cortes - por chama, plasma e água

Artigo Anterior

Itens para deixar sua casa mais aconchegante neste inverno

Relacionados