Atuação: o mercado de trabalho para Bacharéis em Direito



Conheça algumas opções disponíveis 

Além do exercício de Advogado, que exige inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), existem outros campos além da advocacia que, inclusive, possibilitam oportunidades de trabalho para os “Bacharéis em Direito” e com salários bem interessantes. Confira abaixo alguns cargos que exigem concursos públicos e outros que não necessitam de concurso público.

As alternativas para os formados em direito são:

-Professor universitário (sendo necessária a continuidade da formação acadêmica a partir do mestrado): O Bacharel de acordo com o Ministério da Educação (MEC), no ensino superior, precisa ter pelo menos pós-graduação Lato Sensu. (Com especialização, mas sem a necessidade de inscrição na OAB)

-Consultor jurídico: Um consultor jurídico, por exemplo, pode fazer consultoria a empresas em diversas áreas do direito, como: administrativo; civil; ambiental; comercial; do consumidor; tributário; trabalhista e previdenciário. (Sem concurso público e sem a necessidade de inscrição na OAB

-Perito Judicial: O mercado até pode ser concorrido, mas existem diversas outras oportunidades de atuação para o Bacharel em Direito, como, a Perícia Judicial.  O perito judicial é o técnico, ou especialista que opina sobre questões que lhe são submetidas pelas partes, ou pelo juiz, a fim de esclarecer fatos que auxiliem o julgador a formar sua convicção; daí, a importância da perícia.  (Com realização de curso em instituições autorizadas | não é concurso público e sem a necessidade de inscrição na OAB)

-Técnico do judiciário: Para estar apto a concorrer ao cargo, o candidato precisa ter curso superior completo com formação em Direito, já na área Administrativa, a formação pode ser em qualquer curso de nível superior. (Com concurso público – sem a necessidade de inscrição na OAB)

-Analista de tribunais: A melhor opção para quem está terminando o curso de Direito e quer ingressar no serviço público é a de Analista Judiciário. As duas principais especialidades oferecidas pelos tribunais são de Analista Judiciário — Área Judiciária e Analista Judiciário — Oficial de Justiça. (Com concurso público – sem a necessidade de inscrição na OAB)

-Delegado de polícia estadual ou federal: Já um delegado de polícia, dentre outras funções, dirige a coordenação de investigações policiais e a fiscalização da compra venda e guarda de armas. (Com concurso público – sem a necessidade de inscrição na OAB)

-Promotor de Justiça: Como funcionário do Ministério Público, um promotor cuida da manutenção da ordem pública. Ele é responsável por promover as chamadas ações penais, que podem resultar em processos. Além disso, é responsável por fiscalizar o cumprimento das leis e da Constituição Federal. (Com concurso público – sem a necessidade de inscrição na OAB)

-Juiz: Na magistratura, o juiz federal e estadual é o profissional que toma decisões jurídicas quando há disputas entre civis. A preocupação desse profissional será sempre a de preservar os direitos constitucionais dos cidadãos. (Com concurso público – sem a necessidade de inscrição na OAB)

A entrada nestes últimos cinco cargos, em média oferecem salários entre R$ 5.000 e R$ 20.000.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Minas Shopping inicia projeto on-line com informações úteis para o dia a dia das pessoas durante a pandemia de Covid-19

Artigo Anterior

Economia Caixa começa a pagar saque-aniversário do FGTS

Relacionados