Crise: como pequenos empreendedores podem se reinventar?



Influencer digital comenta a importância de apoiar negócios locais e dá dicas para enfrentar o momento atual

As pequenas empresas são as que mais sofrem com a pandemia mundial do novo coronavírus. Nesse momento, os microempreendedores buscam alternativas para minimizar os efeitos da crise e sobreviver no mercado. Segundo Márcia Machado, empresária, influenciadora digital e diretora da loja colaborativa Amor de Mãe, o melhor caminho agora é se reiventar e criar formas diferentes de continuar vendendo e fidelizando os clientes. “Não podemos continuar realizando as mesmas estratégias de antes. O mundo todo está mudando em diversos aspectos e não é diferente quando falamos das pequenas empresas brasileiras”, explica.

Márcia, que é co-fundadora da primeira loja colaborativa materna do Brasil e administradora do grupo Amor de Mãe, tem recebido relatos de diversas empreendedoras que não sabem como superar este momento. Por outro lado, muitas estão tendo ideias e colaborando para que todas possam passar por isso juntas. “Nós estamos, mais do que nunca, colocando em prática a ideia principal da loja colaborativa: reunir empreendedoras para valorizar o negócio de cada uma e dividir a responsabilidade para conseguir lidar com as tarefas pessoais”, diz.

Conquistando clientes com responsabilidade

Segundo a empresária, é necessário pensar nas principais necessidades da população. “Para continuar fidelizando, lembre-se de apontar soluções para os problemas que afetam seus clientes. Por exemplo, com a maioria da população em casa, aproveite a opção de delivery. Você pode contratar uma pessoa para isso ou colocar seu negócio nos aplicativos destinados para esse fim. Mas, lembre-se: faça tudo de forma organizada, mantendo um planejamento e priorizando as recomendações de higiene dadas pelos especialistas em saúde”, aconselha.

Outra dica importante é optar por novos produtos. “Uma costureira que faz parte da loja colaborativa começou a produzir máscaras de proteção. Enquanto isso, outra empreendedora passou a oferecer brinquedos para os pais se divertirem e distraírem as crianças nesse período de quarentena”, conta.

Redes sociais são aliadas!

Márcia também é administradora de um dos maiores grupos maternos do Facebook em Minas Gerais e garante que as redes sociais são de extrema importância para o microempreendedor. “Use e abuse dessas ferramentas. Elas são as melhores opções para levar informação, conteúdo de qualidade, conversar com seus clientes, analisar o que eles precisam e montar a melhor estratégia para o momento”, orienta.

O poder das mídias digitais é tão forte, que a influenciadora digital abriu suas redes para apoiar as mães que precisam de espaço. “Este é o momento de apoiar os negócios locais. Portanto, quem já possui voz precisa ajudar o próximo. Será um momento difícil para todos os microempreendedores, mas utilizando algumas ferramentas, será possível sobreviver e minimizar os impactos para continuar prosperando no futuro”, finaliza.

Fonte: Márcia Machado, empresária, influenciadora digital e moderadora do Grupo Amor de Mãe BH. Casada, mãe de 2 filhos e boadrasta de 2 crianças.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Telemedicina: atendimento online é opção para continuar cuidando da saúde

Artigo Anterior

Procedimentos estéticos: é hora de esperar!

Relacionados