Permuta pode ser alternativa para cortar gastos e sobreviver na crise



Empresário explica também como períodos de recessão econômica podem gerar amadurecimento e oportunidades de se reinventar

O aumento de casos do novo Coronavírus trouxe um cenário de incerteza no mundo, inclusive na economia. No Brasil, funcionários estão com medo de perder o emprego e empresários estão receosos em relação ao futuro do seu negócio, sejam os que atuam com produtos ou aqueles que prestam serviços.

Apesar de parecer uma situação sem saída, o empresário e gestor de uma plataforma de permuta Daniel Gramigna, enxerga tudo o que está acontecendo como uma oportunidade de os brasileiros reverem seus negócios e vida profissional. “É preciso avaliar se estamos investindo o necessário e se estamos fazendo isso de forma assertiva. Em muitos casos, apenas estamos jogando dinheiro fora”, diz.

Uma boa alternativa, que tem crescido nas últimas semanas, é a permuta. Em tempos de crise e corte de gastos, esse modelo de negócio possibilita a redução de custos sem comprometer os recursos financeiros e investimentos necessários de um empreendimento. “Seis anos atrás pratiquei permuta diretamente com a empresa de publicidade que tinha. Ao conhecer as vantagens desse modelo, há dois anos, decidi começar a atuar em uma plataforma que promove permutas, de uma forma que valorizasse os produtos e serviços dos nossos parceiros”, afirma o empresário.

Como funciona?

Nesse tipo de plataforma, cada parceiro tem seu negócio divulgado numa rede com centenas de empreendedores e profissionais liberais de todas as áreas. “Eles podem disponibilizar seu produto ou serviço em troca de algo que necessite para seus negócios e, assim, conseguem cortar gastos. Eles também podem negociar percentuais e decidir o que é mais estratégico”, diz.

O empresário acrescenta que cada associado tem acesso a produtos e serviços dos mais variados segmentos, como mídia (televisão, rádio), assessoria de imprensa, espaços para eventos, brindes em geral e outros. “Dessa forma se evita a movimentação do fluxo de caixa, tornando-o, assim, bem reservado e segmentado para outros tipos de gastos”, acrescenta.

História de sucesso

Daniel conta que um bom exemplo de quem deu certo com o formato de permuta é o empresário Gabriel Pedrosa, proprietário de uma fábrica de material de limpeza. “Quando ele se associou, pagava R$ 3.400 somente pelo serviço de contabilidade. Atuando na plataforma, ele conseguiu reduzir o custo e agora paga o mesmo serviço com vendas feitas após sua entrada como associado. Ele conseguiu diminuir seus custos e aumentar  seu faturamento. Assim, sobra mais dinheiro no caixa para investir em sua fábrica”, conta.

Crise x Crescimento

Para ele, as crises vêm para ensinar os empreendedores sobre amadurecimento. “É preciso abandonar antigos hábitos de gestão, buscar o novo e se arriscar. Foi o que fiz desde o primeiro momento que iniciei a plataforma, sempre procurando aprimorar e encorajar cada empreendedor ou profissional com quem tenho contato. Cada negócio leva tempo e dedicação para se concretizar e não pode afundar diante de um momento de crise – pois elas sempre vão existir. O sistema de permutas permite que seu sonho não se desfaça, possibilita o crescimento do seu negócio independentemente do cenário”, conclui.

Fonte: Daniel Gramigna, empresário, fundador e diretor de uma plataforma de permuta.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Quais os principais cuidados com o corpo e alimentação durante a quarentena?

Artigo Anterior

Projeto social procura voluntários para atendimento online a população de baixa renda

Relacionados