Covid-19: doenças bucais podem prejudicar tratamento

0
109

Saiba quais os cuidados importantes para ajudar no combate ao novo coronavírus

A boca sempre foi considerada uma porta de entrada para diversas doenças. Atualmente, além dos problemas mais conhecidos, cuidar dessa parte do corpo também é fundamental para o combate a Covid-19. Doenças infecciosas e diversos tipos de bactérias podem prejudicar a saúde e influenciar no tratamento ou sintomas do novo coronavírus.

A cirurgiã dentista Ludimilla Abi-Saber Toledo, explica que o alerta refere-se a quem é acometido pela doença e desenvolve os sintomas mais graves da Covid-19. “É importante salientar que não existe relação direta entre o desenvolvimento do coronavírus e as doenças bucais. O que acontece é que uma boa higienização, além dos cuidados comuns amplamente divulgados, reduz as chances de propagação do vírus, além de evitar doenças responsáveis pelo agravamento dos sintomas relacionados”, completa.

Quando se fala da relação com o tratamento, o risco pode ser devido às bactérias e infecções que nascem na boca e podem se alastrar para o resto do organismo. “Em caso de internação ou intubação, em que o sistema imunológico fica mais fraco, essas bactérias podem se proliferar causando um risco maior para a saúde do paciente”, esclarece.

Por isso, segundo Ludimilla, os cuidados devem ser mantidos e redobrados durante a pandemia. “Caso esteja passando por algum tratamento odontológico, não abandone sem antes se consultar com o especialista responsável pelo seu caso. A recomendação é ficar em casa o máximo que puder, mas sempre prezando pela saúde geral do corpo para se manter saudável em todos os quesitos”, diz.

Cuidados em casa

Ludimilla ressalta os principais cuidados diários para evitar doenças bucais e qualquer tipo de complicação. “Mantenha a rotina de higiene com escovação frequente após cada refeição e uso do fio dental. Para esse momento, também é recomendado a atenção em relação aos doces. Muita gente procura esse tipo de alimento para aliviar o estresse, mas ele pode ser prejudicial para os dentes e outros locais do organismo”, orienta.

Fonte: Ludimilla Abi-Saber Toledo, cirurgiã dentista, especialista em periodontia e capacitada em harmonização facial. É professora na pós-graduação em periodontia da Faculdade São Leopoldo Mandic e sócia da Clínica Vitácea, em Belo Horizonte.

Artigo anteriorComer muito rápido é prejudicial à saúde
Próximo artigoCortisol pode ter relação com casos graves da Covid-19?
Editor e fundador do Jornal Brasil Agora [BH/MG/Brasília-DF] - Ano: 2015 ______________________________________________________________________________________________ Formado em Jornalismo pela (Faculdade - FESBH), Publicidade & Propaganda (Instituto Politécnico de São Paulo), Relações Públicas (Universidade UIB/EUA), Teólogo (Faculdade ESABI/BH-MG), Sociologia (Faculdade Polis das Artes/SP) e Economia (Universidade USIP/SP). Tem Ms. em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (Univ. UEMC/Espanha) e atualmente cursa Direito (Universidade - UNIESP/FACSAL-BH/MG). Com larga experiência em coberturas da área de Cultura (Jornal & Assessoria de Imprensa): Shows, lançamentos de álbuns, livros e exposições de arte, trabalhou durante anos, também, fazendo coberturas e matérias na área de Economia (ao qual acabou se graduando posteriormente). Atualmente, além de editorar alguns portais de notícia no país, ser redator e administrador, escreve duas colunas semanais. Com a "Crítica Musical" (coluna que está no CulturalizaBH - Portal Uai ao qual é editor e financeiro) e a coluna "Opinião & Comportamento", que durante anos ficou no portal da RedeTV e hoje está no portal "Rondônia Digital". Desta coluna, surgiu o E-book: "Sociedade Conectada: A Influência da Internet no Cotidiano" - Ed. Escrita Certa (2019). "A escrita é a minha maior paixão" (Felipe de Jesus). ______________________________________________________________________________________________ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui