Cortisol pode ter relação com casos graves da Covid-19?



Estudo indica que o índice elevado do hormônio relacionado ao estresse pode aumentar em mais de 40% o risco de morte por coronavírus; especialista lista dicas para equilibrar o cortisol no organismo

Um estudo realizado pelo Imperial College London, na Inglaterra, e publicado na revista científica The Lancet Diabetes & Endocrinology, indica que o alto nível de cortisol, conhecido como “hormônio do estresse”, no organismo aumenta em 42% as chances de desenvolver um caso grave de Covid-19 com chances de óbito pela doença.

De acordo com o relatório, esse fator está relacionado às consequências que esse hormônio causa em diversos aspectos. Segundo Jean Eldin, médico integrativo, o cortisol está ligado a alterações no metabolismo, algo que atinge diretamente as funções cardíacas e o sistema imunológico. “Essas duas condições estão relacionadas também aos sintomas do coronavírus, já que comprovadamente pacientes com doenças cardiovasculares fazem parte do grupo de risco para a Covid-19. Além disso, o sistema imunológico é a principal defesa do corpo contra qualquer tipo de doença viral, sendo responsável por evitar os sintomas mais graves caso esteja em boas condições”, esclarece.

Portanto, no caso do cortisol, ele não está ligado diretamente ao sintomas graves, mas, caso não seja equilibrado, pode causar transtornos indiretos à saúde relacionado à Covid-19. “Isso quer dizer que o estresse e ansiedade não é exatamente um fator que provoca casos graves da doença, mas pode ser uma porta de entrada para quem já possui outras comorbidades”, diz o especialista.

Como manter o cortisol equilibrado?

Jean comenta que esse hormônio está ligado completamente a saúde mental. Portanto, em momentos de tensão como o atual, o melhor método é apostar nos cuidados com essa parte tão importante para a saúde em geral. “Aposte em atividades relaxantes, mantenha uma rotina saudável com exercícios e alimentos leves que reduzam a agitação do organismo, como aqueles ricos em aminoácidos e vitamina C”, indica.

Outro método aconselhável que faz parte da medicina integrativa são as plantas com propriedades medicinais que podem ser encontradas nos óleos essenciais. “Esses óleos podem ser inseridos na rotina a partir da ingestão ou com difusores. Para equilibrar o cortisol, relaxar e evitar a ansiedade, por exemplo, são recomendados os óleos de lavanda, jasmim, bergamota, dentre outros. Para encontrar a melhor combinação busque um profissional que irá indicar o ideal para seu caso”, orienta.

Fonte: Jean Eldin, médico integrativo. Trabalha há mais de 10 anos na área. É formado em Medicina pela Unifenas; Endocrinologia na Ipemed e Medicina Ortomolecular no Instituto Artur Lemos. Atualmente, cursa Medicina Quântica na Fisioquantic.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Covid-19: doenças bucais podem prejudicar tratamento

Artigo Anterior

Prêmio incentiva protagonismo feminino no cinema nacional

Relacionados