Academia Mineira de Letras abre nova turma para curso gratuito de Oratória

Ivan Capdeville – Divulgação (4) (1).

Inscrições estão abertas para curso que é online e acontece entre agosto e setembro com o professor Ivan Capdeville Junior

Depois do sucesso da primeira edição, a Academia Mineira de Letras abre nova turma do curso gratuito “A arte da oratória: introdução aos princípios retóricos, reflexões linguísticas e comunicação eficaz”. Ministrado pelo professor e mestre em estudos linguísticos Ivan Capdeville Junior, será disponibilizado em formato online pela plataforma AMLCursos entre 2 de agosto e 13 de setembro. As inscrições já estão abertas para o público e as vagas são limitadas.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

As situações de fala mostram-se numerosas e diversificadas. Porém, o desenvolvimento da oralidade costuma receber pouca atenção na educação formal. Profissionais, estudantes, artistas, escritores e intelectuais conquistam resultados surpreendentes quando desenvolvem seu potencial retórico e uma comunicação eficaz.

Com essa perspectiva a AML oferece ao público, por meio de sua plataforma on-line AMLcursos, um curso dinâmico, com percurso individualizado, sobre os principais aspectos da Oratória.

O curso valoriza a reflexão aprofundada sobre princípios retóricos, desde a Grécia Antiga a recentes avanços da linguística e da Comunicação Social. Aplicável a vários campos de atuação, resgata a riqueza de contribuições de pensadores como Aristóteles, Cícero, Quintiliano, Santo Agostinho, Erasmo de Roterdã e Padre Vieira, entre outros, de forma bem prática.

Além disso, oferece um panorama sobre a Oratória, sua importância, seu objeto de estudo e sua aplicabilidade. Mostra princípios de elaboração de discursos em diferentes gêneros e conduz os participantes por uma jornada instigante no campo das palavras e da efetividade na comunicação.

O formato on-line integra encontros síncronos com o professor, para exposição dialogada da matéria e análise, por amostragem, de avanços individuais na oratória. As aulas são gravadas, acessíveis durante todo o período, para atender à disponibilidade de tempo de cada participante.

Os alunos contam com exercícios orientados, para aplicação prática dos conceitos estudados e fóruns de discussão, para esclarecer dúvidas e fomentar a troca de experiências.

Como as vagas são limitadas, pensando no aproveitamento dos estudos dos participantes, as inscrições serão consideradas por ordem de solicitação e estão sujeitas a aprovação. Há emissão de certificado para os alunos que participarem de pelo menos 70% das aulas.

Sobre Ivan Capdeville Junior:

Mestre em Estudos Linguísticos pela UFMG; redator-revisor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e professor da Escola do Legislativo; sócio fundador da sociedade Brasileira de Retórica; especialista em formação de executivos para o mercado editorial pela CBL / FIA /USP

SERVIÇO:

Academia Mineira de Letras

Curso “A arte da oratória: introdução aos princípios retóricos, reflexões linguísticas e comunicação eficaz”

Com Ivan Capdeville Jr.

Carga horária: 9 horas

Período: de 2 de agosto e 13 de setembro

Aulas:  on-line – vídeos disponíveis às segundas-feiras

Inscrições: até dia 30 de julho, pelo link https://amlcursos.org/

Participação gratuita.

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente e contribuir com a formação para a cidadania. É responsável pela realização do Programa Sociocultural Unimed-BH que, ao longo de sua história, destinou cerca de R$140 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, gerando milhares de postos de trabalho, impulsionados pelo patrocínio de mais de 5.200 médicos cooperados e colaboradores. Anualmente milhares de pessoas são alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.

Cemig

De onde vem a nossa força?

 A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

 A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

 Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br

Artigo anteriorUnicred lança Clube de Benefícios e Classificados em sua plataforma mobile
Próximo artigoO Blog Deles comemora 5 anos
■ Jornalismo: Jornalista Editor e um dos fundadores do jornal [ Brasil Agora (B.A) ] - [BH/MG/Brasília-DF] - Ano: 2015 ■ Filiado: FENAJ/Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) & FIJ ■ Diretor em Minas Gerais da Associação de Imprensa Nacional (AIN). _____________________________________________________________________ ■ Publicidade & Divulgação de Notícias MKT: Publicitário e Diretor [ Agência Grupo Conteúdo (GC) - Administradora de Jornais / Sites ] _____________________________________________________________________ ■ Advocacia: Advogado Gestor [ FJB Advocacia - Assistência Jurídica & Empresarial / Digital ] - "Membro da Associação dos Advogados Empreendedores - (AAE/OAB)" - Sindicato dos Advogados de MG. _____________________________________________________________________ ■ Canal 'Crítica Musical' com Felipe de Jesus (YouTube): https://www.youtube.com/channel/UCIWDiTUL9F-xlKwov43B5nQ _____________________________________________________________________ ■ Formação Acadêmica: Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista (FESBH), Publicitário (IPSP), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo (F.Polis das Artes), Economista (UNIP) & Advogado (FACSAL). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC) e atualmente cursa Engenharia de Telecomunicações & TV (F.Nossa Senhora Aparecida / EAD). _____________________________________________________________________ Com larga experiência em coberturas da área de Cultura (Jornal & Assessoria de Imprensa): Shows, lançamentos de álbuns, livros e exposições de arte, trabalhou durante anos, também, fazendo coberturas e matérias na área de Economia (ao qual acabou se graduando posteriormente). Atualmente, além de editorar alguns portais de notícia no país, ser redator e administrador, escreve duas colunas semanais. Com a "Crítica Musical" (coluna que está no CulturalizaBH - Portal Uai ao qual é editor e financeiro) e a coluna "Opinião & Comportamento", que durante anos ficou no portal da RedeTV e hoje está no portal "Rondônia Digital". Desta coluna, surgiu o E-book: "Sociedade Conectada: A Influência da Internet no Cotidiano" - Ed. Escrita Certa (2019). "A escrita é a minha maior paixão" (Felipe de Jesus). ________________________________________________________________________ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]