Mês em que se comemora o Dia Mundial da Trombose acende alerta para cuidados



Doença mata 1 em cada 4 pessoas no mundo e merece atenção em relação aos cuidados e sintomas

A data de 13 de outubro é o Dia Mundial da Trombose. Ela tem como objetivo alertar a população sobre os perigos dos coágulos de sangue, atualmente, um problema de saúde global urgente e crescente. “A trombose, comumente conhecida como coágulos de sangue, pode ser responsável pelo desencadeamento de uma série de condições médicas potencialmente fatais, como ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e tromboembolismo venoso (TEV)”, explica o angiologista Guilherme Jonas.

Há fatores que podem favorecer o aparecimento da trombose, como mutações genéticas, uso de hormônios, gravidez e fraturas. “Ela costuma atingir mais os membros inferiores – por problemas no retorno venoso -, mas também pode aparecer em qualquer parte do corpo. A maioria dos pacientes são mulheres com mais de 40 anos, mas, de acordo com especialistas, qualquer pessoa está suscetível à doença”, exemplifica.

Em relação aos sintomas, os mais comuns são dores nas pernas, fadiga muscular, formigamentos, perda de massa muscular, lapsos de memória e desorientação. “O maior risco de não procurar ajuda médica e permitir que a trombose evolua no organismo, é o aparecimento de uma embolia pulmonar”, alerta o médico.

Trombose X Covid-19 

Os pacientes hospitalizados com Covid-19 enfrentam riscos adicionais de coágulos sanguíneos. “Estima-se que 5% a 10% dos pacientes internados em enfermaria com coronavírus tenham apresentado algum evento trombótico durante o tratamento, podendo chegar a 30% para pacientes internados em UTI”, revela.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Ser ao invés de ter

Artigo Anterior

Do mundo vuca ao mundo bani

Relacionados
Leia mais

Quem tem frio, tem pressa

Campanha do Agasalho_Crédito_Tarcisio de Paula_Sesc em Minas (1). Empreendimentos diversos se mobilizam no enfrentamento das baixas temperaturas na capital em prol de…