BDMG Cultural realiza 2º Simpósio Mulheres na Música nos dias 13 e 14 de novembro



Pamella Gachido – Divulgação.

Simpósio reúne mulheres de diferentes áreas da cena musical e promove debates, palestras e apresentações

O BDMG Cultural realiza, nos dias 13 e 14 de novembro, o 2º Simpósio Mulheres na Música. O evento nasceu em 2022 para fomentar o diálogo e fortalecer a representatividade feminina no cenário musical. A programação deste ano conta com mais de 30 mulheres do meio, dentre elas professoras, compositoras, musicistas, maestrinas, pesquisadoras, engenheiras de som, técnicas, críticas e produtoras musicais, que estarão presentes para debater sobre direito autoral, o trabalho nos bastidores e a participação feminina nos diversos espaços da música. O evento ocorre na sede do BDMG, em Belo Horizonte, com inscrições gratuitas, que podem ser feitas pelo site bdmgcultural.mg.gov.br.

 

A segunda edição busca não só trazer a realidade das mulheres na música brasileira, mas também uma vertente proativa, de formação e promoção de trabalho em rede. A diversidade etária e racial também foi um ponto importante na construção do Simpósio. A “voz da mulher” não é pensada no singular, como uma realidade monolítica. Num mesmo país, existem múltiplas realidades e as questões de idade e raça são decisivas na experiência de ser mulher na música.

Com a segunda edição do Simpósio, o BDMG Cultural reforça o compromisso e segue acreditando na inclusão, diversidade e principalmente no respeito entre todas as pessoas, entre profissionais e no protagonismo feminino. Desde o início dos anos 2000, a organização mapeia, incentiva e busca dar visibilidade a diversos artistas por meio de seus projetos. O Prêmio BDMG Instrumental, Jovem Instrumentista BDMG, Jovem Músico BDMG e os prêmios Marco Antônio Araújo e Flávio Henrique são alguns exemplos de ações da instituição que visam valorizar e fortalecer a cena musical mineira.

Nesta edição do Prêmio BDMG Cultural, em fato inédito, três vencedoras são mulheres – Ana Clara Guerra, Camila Rocha e Igara -, que participam da programação do Simpósio, na mesa “Reflexões sobre a presença da mulher instrumentista na música instrumental brasileira”.

A primeira palestra do evento, “Da composição ao clipe: direito autoral, distribuição de receitas e cadastros”, é ministrada por Pamella Gachido, sócia e diretora da Pedra Onze, com mais de 18 anos de experiência em direção artística, executiva, consultoria e projetos de educação. Outra palestrante confirmada é Cris Rangel, produtora e gestora cultural, que já colaborou com grandes festivais, como o Women Music Event Conference.

O Simpósio ainda conta com diversas mesas de discussão, uma delas é a de “Mulheres Criadoras”, no segundo dia, com as compositoras Luiza Brina e Brisa Marques. Outras mesas discutem a presença da mulher instrumentista na música instrumental brasileira e a acessibilidade na produção musical. A voz potente de Augusta Barna encerra o Simpósio. A artista conquistou o Prêmio Flávio Henrique 2023, realizado pelo BDMG Cultural, com seu álbum de estreia “Sangria Desatada”, lançado em 2022. A programação completa está disponível no site bdmgcultural.mg.gov.br.

BDMG Cultural

Em dezembro de 2023, o Instituto Cultural Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG Cultural completa 35 anos. Desde 1988, é uma organização sem fins lucrativos que atua de maneira multidisciplinar para fomentar, registrar e divulgar os processos culturais em Minas Gerais. O BDMG Cultural integra o Circuito Liberdade, complexo cultural que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo.

SERVIÇO 

2º Simpósio Mulheres na Música do BDMG Cultural

13 e 14 de novembro

Auditório do BDMG  (Rua da Bahia, 1600 – Lourdes)

Inscrições gratuitas pelo site bdmgcultural.mg.gov.br

Redes sociais: @bdmg.cultural | youtube.com/BDMGCultural

PARTICIPANTES 

Amanda Lyra

@amandalyraoficial

Amanda Lyra é artista, produtora cultural, comunicadora e especialista em acessibilidade digital. Formada em moda e estudante de comunicação, iniciou na carreira de colunista no Portal Vera Rosa e também passou pelos canais e programas Coluna Close, Programa Amanda Lyra, Programa Café com Som. Atualmente trabalha como Líder de Novos Negócios e Relacionamento Corporativo da ASID Brasil.

Ana Clara Guerra

@anaclrguerra

Natural de Uberlândia, é violonista e compositora. Possui graduação em Música e mestrado pela Universidade Federal de Uberlândia. Seu trabalho composicional tem maior ênfase no campo da música eletroacústica, trilhas sonoras e composições instrumentais para diferentes formações. Em 2020, recebeu o Prêmio Jovem Instrumentista BDMG. Em 2022, recebeu o primeiro lugar no concurso Prêmio de Música das Minas Gerais e em 2023 foi uma das vencedoras do 22º Prêmio BDMG Instrumental.

Aninha Linares

@aninhalinares

Publicitária pós-graduada em Gestão Cultural, atua há 19 anos na área e em 2014 fundou a Bandeira Branca Produtora, empresa que realiza eventos e filmes. É gestora da Casa BOTANICAR: loja de plantas, chás, galeria de arte feminina e sede do ELAS Festival.

Brisa Marques

@brisarmarques

Artista, poeta, letrista e comunicadora. Foi diretora artística da Rádio Inconfidência. Mais recentemente, tem realizado experimentações na área audiovisual por meio de videopoemas e videoperformances. Jornalista pela UNI-BH e Atriz pela UFMG, já passou por diversas empresas e espetáculos ao redor do mundo.

Camila Rocha

@camilarochabaixo

É bacharel em Música Popular com habilitação em Contrabaixo pela UFMG. Em 2014 ganhou o prêmio Jovem Instrumentista, do BDMG Cultural, em 2018 foi premiada como Melhor Instrumentista da 8ª edição do Prêmio BDMG Instrumental, em 2023 foi uma das vencedoras do 22º Prêmio BDMG Instrumental. Atualmente, tem desenvolvido seu projeto solo: Camila Rocha Quinteto, além de trabalhar como contrabaixista no bloco, Então, Brilha!.

Caru

@caru____

Baiana de Feira de Santana, Caru é cantora, compositora, arquiteta e especialista em acessibilidade pela Universidade Salvador e Universidad Europea de Madrid. Atualmente realiza palestras, constrói projetos e atua como consultora de acessibilidade, diversidade e inclusão em comunicações de projetos diversos na área da cultura.

Cláudia Manzo

@claudiamanzooficial

Baiana, chilena e brasileira, Camila é formada em música pela Universidad ARCIS, e pela Bituca – Universidade de Música Popular. Já atuou como cantora, professora, compositora e preparadora vocal. Autora de dois álbuns autorais, “América por una mirada femenina” e “Re-voltar”, também participou do álbum “OXEAXEEXU” da banda BaianaSystem, da qual atualmente faz parte se apresentando nos maiores palcos de todo Brasil.

Coral 

@aocoral

Poeta, cantora, compositora, intérprete e musicista, Coral é  natural de Jequié, na Bahia, e tem mais de 15 anos de carreira na música.  Lançou seu primeiro EP “Carne” em 2021. Tem parcerias com Chico César e Fernanda Takai. No palco, sua voz inconfundível dá vida a uma poesia engajada e potente a partir de seu lugar como artista, nordestina e travesti.

Cris Rangel

@rangelartist

Produtora cultural, gestora cultural, arte-educadora e artista das letras. Formada em Artes Cênicas pela UFOP e especialista em gestão cultural pelo Senac-SP. Colaborou com o Festival LGBTQIAP+ Transforma Música, Benzadeus Produtora, Virada Cultural de São Paulo, Women Music Event Conference, Semana Internacional de Música de São Paulo(SIMSP), Carnaval de Rua de SP e Virada Cultural de São Paulo.

Cristhiane (Nega Cléo)

@nega_cleo

Comunicadora social e Arte-educadora, Cristhiane faz a autogestão de sua carreira quanto artista e criadora de conteúdo por meio de sua agência GRIOT Assessoria, com foco nos segmentos da arte, cultura e entretenimento de cunho antirracista. Como uma multiartista, consegue compreender as narrativas para contar histórias de diversos artistas e eventos culturais, além da sua própria história por meio de suas performances, exposições, aulas, palestras, e conteúdos digitais. Há dois anos também é embaixadora do Women’s Music Event, plataforma focada no protagonismo feminino na música.

Eulícia Esteves

@eulicia.esteves

Compositora, professora, gestora cultural e servidora da Funarte desde 2006. É mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais (CPDOC/FGV) e, em 2018, concluiu o curso de Doutorado em História Social (UFRJ). Atuou como ponto focal da Funarte no GT de Cultura do Gabinete de Transição do Governo Lula e como Presidenta Substituta da Funarte, no início de 2023, antes da nomeação da atual presidenta, Maria Marighella.

Fer Paiva

@ferpaiva

Especialista em cultural branding, inovação e criatividade, com mais de 25 anos de experiência à frente de iniciativas públicas e privadas de impacto sócio-cultural, tem a música brasileira como principal foco de atuação. Esteve à frente do programa Natura Musical e NAVE Natura, já trabalhou e foi consultora da Cinemateca Brasileira e Articultura.

Flora Guerra

@floragga

Fundadora da produtora Maré áudio criativo, produz conteúdo sonoro para audiovisual, música e acessibilidade. É realizadora e facilitadora da Oficina de Áudio para Mulheres da Música e professora de cursos técnicos de áudio. É técnica de áudio e atua em shows, espetáculos ao vivo, audiovisual e podcasts.

Igara

@igara.silva

Formou-se, inicialmente, pelo Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita, onde desenvolveu-se no piano erudito, mas continuou seus estudos de forma autodidata. Em 2021 participou do programa Jovem Instrumentista BDMG, em 2023 foi uma das vencedoras do 22º Prêmio BDMG Instrumental. Dá aulas particulares de piano desde 2017 e atua como musicista freelancer como acompanhante em gravações de álbuns.

Ingrid Stein Fernandez

@ingridsteinf

Há 8 anos atua profissionalmente como maestra, compositora, arranjadora e pesquisadora artista. É mestra em música pela UNESPAR e bacharela em composição e regência pela mesma instituição. Atualmente é regente adjunta do Coro da Universidade Federal do Paraná e desenvolve pesquisa sobre metodologias feministas e decoloniais para práticas de ensaio de música de concerto

Juli Baldi

@julibaldi

Juli Baldi é pesquisadora musical, jornalista por formação e diretora criativa do Bananas Music, empresa de curadoria musical para marcas e do Mapa dos Festivais, plataforma de festivais de música. Seu trabalho é focado em curadoria e direção artística de projetos musicais para casas de shows, marcas, festivais, conferências e editais. Em 2021 foi indicada na categoria Empreendedora Musical no prêmio WME Awards.

Kaê Guajajara

@kaekaekae

Artista da Música Popular Originária (MPO), Kaê Guajajara apresenta em seu

trabalho musical cantos e sonoridades inéditas com o intuito de educar,

conscientizar e convidar os seus ouvintes para a missão coletiva sobre o bem

viver, estabelecendo um elo entre ancestralidade e futuro. A multiartista realiza

trabalhos como curadora, escritora, compositora, atriz e arte educadora.

Ligia Amadio

@amadio.ligia

Ligia Amadio é uma das mais destacadas regentes brasileiras da atualidade. Notabilizou-se internacionalmente por sua reconhecida exigência artística, seu carisma e suas vibrantes performances. Já atuou em orquestras de diversos países, como: Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia. Atualmente é diretora da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, convidada pela direção da Fundação Clóvis Salgado.

Luiza Brina

@luizabrina

É compositora, cantora, arranjadora e multi instrumentista. Em carreira solo, possui três álbuns lançados:  “A toada vem é pelo vento”, de 2012, “Tão Tá”, de 2017 e “Tenho saudade mas já passou”, de 2019. É também vocalista, guitarrista e compositora da banda Graveola, Já atuou como violonista, guitarrista e arranjadora.

Mac Júlia

@macjulia_

Artista mineira da cena do rap, funk e pop. Cria das batalhas de rima, Mac Júlia é cantora, compositora e mãe de dois, seu trabalho é voltado para mostra intensidade e ressalta a importância do empoderamento feminino, sempre construindo a ideia da mulher como um ser livre, potente, corajoso e selvagem.

Marcela Nunes

@marcelanunes_musica

Flautista, compositora e educadora musical de Belo Horizonte. Bacharel em Flauta Transversal pela Escola de Música da UFMG e Mestre em Performance Musical pela mesma instituição. Venceu em 2006 o Prêmio BDMG Jovem Instrumentista, em 2010 o Prêmio BDMG Jovem Músico e em 2019 foi vencedora do 19o Prêmio BDMG Instrumental.

Marta Carvalho

@martacrioula

Formada em Estratégia em Comunicação e Diversidade pela Miami Ad School, construiu sua trajetória profissional sempre em projetos que discutem transformações sociais por meio da representação e visibilidade de pessoas pretas e periféricas. Só em 2022 ganhou 8 leões no Festival de Criatividade de Cannes e 9 medalhas no Festival do Clube de Criação de São Paulo.

Michelle Serra

@michelleserracultura

Atua há mais de 15 anos na área comercial em diferentes segmentos, e encontrou na arte sua vocação. É produtora de campo, tour manager, booker e Coordenadora de Projetos na Produtora Supere Cultural. Já trabalhou e liderou projetos nas instituições: Quebrada Viva, Casa de Cultura da Brasilândia e Ócio Cultura Brasil.

Nathalia Grilo

@preta.velha

Com uma trajetória que se desenrola nas áreas da cultura, das artes, da produção, educação e pesquisa, Nathalia atua como curadora de narrativas no estúdio e no pavilhão do artista Maxwell Alexandre e integra o corpo de curadores da Hoa Galeria. Também é parte do Levante Nacional Trovoa. Foi uma das curadoras das áreas de música e teatro na Virada Cultural de SP em 2022, é uma das curadoras do festival Novas Frequências e do edital Pulsar do SESC RJ, nas edições de 2023.

Thabata Lima Arruda 

@thabatalimaarruda

Pesquisadora musical e escritora, começou ainda jovem escrevendo em blogs. Também trabalha com produção cultural, produção executiva, marketing, curadoria musical e produção fonográfica, com foco em gênero e raça. Como coralista passou pelos palcos da Sala São Paulo, Memorial da América Latina, Parque Ibirapuera, Teatro Gazeta, Teatro SESI e Festival Nacional de Corais Infantis e Jovens – Gran Finale.

Renata Celani

@renatacelani

Animadora cultural do Sesc São Paulo há seis anos, atualmente é responsável pela programação de música do Sesc Consolação; realiza a curadoria do projeto Instrumental Sesc Brasil desde outubro de 2020 e foi supervisora do Centro de Música da unidade durante dois anos. Carioca, canta e arranha no violão desde antes de chegar em São Paulo. Atualmente está musicando e gravando poemas de um tio querido.  É mãe da Mariana e do Tiago.

Pamella Gachido

@pamellagachido

Especialista em direitos autorais, sócia e diretora da Pedra Onze, tem mais de 18 anos de experiência em direção artística, executiva, consultoria e projetos de educação.  Também é curadora e diretora do programa Caça Joia, exibido pelo Globoplay e Canal Futura.

Augusta Barna

@augusta.barna

Natural de Belo Horizonte, Augusta Barna é cantora, compositora e atriz formada pela Escola de Teatro do Palácio das Artes. A jovem artista que se introduz na cena mineira, se lança ao mundo explorando composições que percorrem ritmos diversos a partir das possibilidades da música popular brasileira. Em 2021, lançou o EP “Cantora de Ruídos”. Lançado em 2022, Sangria Desatada é o seu álbum de estreia. Com o trabalho, Augusta conquistou o Prêmio Flávio Henrique 2023, promovido pelo BDMG Cultural.

DJ Camis

@djcamis_diva

DJ e produtora do Samba das Pretas

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Vivo Música apresenta a Orquestra SESIMINAS convidando Samuel Rosa para um show gratuito em Belo Horizonte

Artigo Anterior

Belo Horizonte recebe amanhã, 08/11, Roger Waters

Relacionados