Instituto Yduqs apoia esportistas que disputam os Jogos Parapan-Americanos 2023

Poliana Sousa no Parapan-Americano de Lima em 2019 – Foto: Douglas Magno – EXEMPLUS – CPB.


Vencedores em sala de aula, mais de 30 atletas de modalidades paralímpicas competem em Santiago

Chegou o momento de os atletas brasileiros de modalidades paralímpicas brilharem em Santiago, no Chile. Além de trajetórias repletas de determinação, dedicação e amor pelo esporte, mais de 30 esportistas classificados têm algo em comum: também são vencedores em sala de aula.

Com o apoio do Instituto Yduqs, em parceria com o programa Atleta Cidadão, do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), nomes como os mineiros Daniel Rodrigues (tênis em cadeira de rodas), Rafaela Silva (atletismo), Meirycoll da Silva (tênis em cadeira de rodas), Poliana Sousa (atletismo) e Vanilton Filho (natação) conseguem conciliar suas competições com as atividades na Estácio, universidade parceira do Instituto.

“Ao longo de mais de 15 anos, investimos continuamente em ações e projetos sociais capazes de integrar esporte e educação com o propósito de promover transformações individuais e coletivas de longo prazo. Estamos imensamente felizes com a classificação dos nossos estudantes nos Jogos”, comemora Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs.

Durante os dias de competição em Santiago, os estudantes que integram o time de atletas de modalidades paralímpicas do Instituto Yduqs vão deixar os conteúdos acadêmicos de lado para se dedicarem às provas das modalidades acima mencionadas, além de badminton, tênis de mesa, rúgbi em cadeira de rodas, halterofilismo, judô, ciclismo, futebol PC (paralisados cerebrais) e muitas outras nos quais os universitários competem.

“O Instituto Yduqs valoriza o Esporte e entende sua importância como complemento ao processo educativo e à formação cidadã. Os atletas e paratletas brasileiros dão um verdadeiro show nos mais diversos campeonatos, mas precisamos incentivá-los não apenas a alcançar o pódio, mas também a dar um novo passo em seu futuro, por meio da educação”, ressalta Cláudia.

O Instituto Yduqs desenvolve de forma permanente uma série de ações para apoiar e estimular o desenvolvimento dos esportistas em todas as fases da sua vida (iniciação, alto rendimento e pós-carreira), por meio de diversas parcerias, projetos e eventos apoiados. Como um dos maiores incentivadores do esporte no Brasil, o grupo conta com mais de mil atletas e paratletas que, juntos ao Instituto, promovem um impacto positivo na sociedade ao associar Educação e Esporte.

O Programa Atleta Cidadão do CPB tem como objetivo estimular o desenvolvimento pleno da cidadania de atletas e ex-atletas paralímpicos em todas as fases da carreira (iniciação, alto rendimento e pós-carreira) por meio de formação educacional, capacitação e orientação profissional.

Sobre Instituto Yduqs

O Instituto Yduqs é uma iniciativa de responsabilidade socioambiental que tem como objetivo estabelecer pontes entre organizações, comunidades e indivíduos, fomentando projetos em três pilares: Educação, Desenvolvimento Social e Meio Ambiente e Saúde, para promover a inclusão em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. O Instituto acredita que o Esporte, quando associado à educação, promove transformações duradouras, e, por isso, incentiva a formação de campeões dentro e fora da sala de aula. Nas nos Jogos olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, 10% dos esportistas brasileiros contavam com o apoio do Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio. Fernando Scheffer, Laura Pigosi, Daniele Hypólito, Laís Souza, Chloé Calmon e Rebeca Andrade, são alguns dos esportistas que integram seu time de atletas. Signatário do Pacto pelo Esporte, o Instituto Yduqs é parceiro da Estácio e de mais de 50 organizações, incluindo Confederações, Federações, Clubes e Institutos ligados ao esporte, como o Instituto Fernanda Keller, Instituto Guga Kuerten, Instituto Reação, Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro, entre outros. Conheça os projetos que já impactaram mais de 1,5 milhão de pessoas em institutoyduqs.com.br.

Sobre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) foi fundado no dia 9 de fevereiro de 1995, em sua primeira sede, em Niterói, no Rio de Janeiro. Atualmente, a entidade está situada na cidade de São Paulo. O CPB é o responsável pelas missões brasileiras em Jogos Parapan-Americanos e Paralímpicos. Além disso, atua como Confederação em quatro modalidades paralímpicas: atletismo, halterofilismo, natação e tiro esportivo. O Comitê tem como visão ser referência mundial na gestão e desenvolvimento do esporte paralímpico, da base ao alto rendimento, promovendo a inclusão de pessoas com deficiência em todas as suas dimensões.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

CASA FIAT DE CULTURA CELEBRA OS 80 ANOS DO CONJUNTO MODERNO DA PAMPULHA NA 9ª EDIÇÃO DO PRESÉPIO COLABORATIVO

Artigo Anterior

SHOPPINGS DE BH PROMOVEM SEMANA DE OFERTAS, PRÊMIOS E BRINDES NA BLACK FRIDAY

Relacionados