CASA FIAT DE CULTURA CELEBRA OS 80 ANOS DO CONJUNTO MODERNO DA PAMPULHA NA 9ª EDIÇÃO DO PRESÉPIO COLABORATIVO

Leo Piló – artista plástico e curador do Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura – Foto: Pollyanna Dias.


Com curadoria do artista plástico Leo Piló, o presépio foi construído coletivamente pelo público com materiais reciclados, com destaque para a obra de Portinari

Tradição nas comemorações de fim de ano de Belo Horizonte, o Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura é uma das atrações do Natal na Praça da Liberdade. Nesta 9ª edição, a instalação celebra os 800 anos da criação do primeiro presépio da história, criado pela primeira vez por São Francisco de Assis. O tema foi escolhido para celebrar os 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha e os 120 anos de Portinari, com a recriação da fachada da Igrejinha da Pampulha com a colaboração do público que, durante dois meses, participou ativamente desse projeto. O artista plástico Leo Piló é o responsável pela curadoria do presépio, todo construído com materiais reciclados, que será inaugurado na quinta-feira, dia 30 de novembro de 2023, às 19h30, com um bate-papo com o curador e apresentação do Coral Árvore da Vida. A programação é gratuita e o presépio ficará aberto à visitação até 7 de janeiro de 2024.

O azul, predominante nos azulejos de Candido Portinari, dá o tom da paleta de cores do Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura, em 2023, que terá como cenário a Igreja de São Francisco de Assis. As curvas modernistas e azulejarias, assinaturas singulares do Conjunto Moderno da Pampulha, tomaram formas a partir de materiais reciclados, sendo o principal elemento o papel. Embalagens Tetra Pak, caixas de peças automotivas, papelão, revistas e jornais estão entre os materiais mais utilizados que tomam novas formas a partir da aplicação de técnicas como papel machê e papel collé. Os materiais utilizados são oriundos de coleta seletiva e parte deles é proveniente da ilha ecológica do Pólo Automotivo da Stellantis em Betim e da Associação dos Catadores de Papelão e Material Reaproveitável (Asmare).

O curador do presépio, Leo Piló, explica que para além da versatilidade do material a escolha se deu em diálogo com o tema. “Trouxemos mais o papel por ser o que mais se parece com o São Francisco de Assis. O papel é simplicidade, representa o macio, o simples, não tem cor, é pardo, é o próprio extrato da natureza”, ressalta o artista que possui uma relação de admiração e devoção ao santo que criou o primeiro presépio há 800 anos. São Francisco de Assis também será representado no presépio – suas roupas serão recriadas com papéis de saco de pães, representando o pão de cada dia. Também foram produzidos ladrilhos com passarinhos da famosa Igrejinha da Pampulha e pedras de papel, feitas com as sobras dos materiais para que esta edição tenha resíduos zero.

O Menino Jesus mantém o simbolismo de esperança e renovação que a data propõe, enquanto os Três Reis Magos terão uma releitura com personagens contemporâneos que frequentam a orla da Lagoa da Pampulha, nas figuras dos ciclistas, transeuntes e atletas de corrida. Uma novidade deste ano serão representações com releituras dos esmoleiros, que originalmente pediam dinheiro nas ruas, e que no presépio representa o desejo e querer por outras preciosidades apresentando caixas de intenções que as pessoas possam desejar para além dos bens materiais. Entre os pedidos já feitos pelos participantes da oficina estão: a paz, o amor, a fraternidade, e a apreciação com moderação da natureza.

“Nós nos inspiramos na determinação e na vida do São Francisco de Assis. Estamos a desejar um mundo melhor, de respeito à natureza, proteção e amor aos animais, simplicidade e tolerância aos fracos e desabrigados, como ele tinha”, explica o artista Léo Piló.

“No ano em que o Conjunto Moderno da Pampulha completa 80 anos, celebramos esta paisagem que é o símbolo da capital mineira, a Igreja de São Francisco de Assis.  Com este projeto, reafirmamos não só a importância do legado do Modernismo, na cultura e na arquitetura, mas também a vida e a fraternidade pregada por São Francisco de Assis. A partir do nosso Presépio Colaborativo também nos voltamos para temas de extrema importância para a Casa Fiat de Cultura: o fazer coletivo e a sustentabilidade”, afirma o presidente da Casa Fiat de Cultura, Massimo Cavallo.

A 9ª edição do Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat e do Banco Safra, e copatrocínio do Banco Stellantis e da Brose do Brasil. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas e do Programa Amigos da Casa.     

São Francisco de Assis

São Francisco de Assis nasceu em Assis, Itália, em 1182, em uma família rica e nobre. Ainda jovem abdicou de sua herança e vida de riquezas, fazendo votos de pobreza, se dedicando à Igreja, aos menos favorecidos e em fazer a vontade de Deus, servindo-o através da doação total e incondicional da sua vida. Fundou a Ordem dos Frades Menores, hoje conhecidos como Franciscanos. Foi canonizado pelo papa Gregório IX dois anos depois de sua morte. É conhecido como o protetor dos animais.

O artista Leo Piló

Mineiro de Belo Horizonte, Leo Piló é um artista inquieto, criativo, simples e dinâmico. Apresenta trabalhos inusitados, feitos de materiais não convencionais, treinando os olhares para novas possibilidades de construção – que revise atitudes e métodos de redução, reciclagem e reutilização – e meios de sustentabilidade. Sempre compartilhando as técnicas desenvolvidas por meio do aprendizado, o artista procura criar um elo entre arte e natureza, promovendo metodologias de reutilização de resíduos urbanos e gerando novas possibilidades inseridas na realidade atual, em termos de cultura, arte, educação, recursos econômicos e outros benefícios.

O lixo se tornou uma especialidade, com o trabalho desenvolvido por meio da reciclagem, e dos catadores, com o artista Leo Piló, que sempre busca nova consciência ecológica e a pragmaticidade de seu trabalho na sociedade. Durante quase 15 anos, o artista trabalhou na associação Asmare e ministrou várias oficinas de cenografia, costura, novas possibilidades, papelaria e marcenaria. Um dos grandes destaques de sua carreira foi a exposição Lixoarte, que tinha como objetivo criar, com materiais recicláveis, móveis e objetos para mobiliar uma casa. Em 2014, Leo Piló criou instalações para a exposição “Recosturando Portinari na Casa Fiat de Cultura”, por Ronaldo Fraga, e, desde 2015, é o curador do Presépio da Casa Fiat de Cultura.

O Coral Árvore da Vida

Com sede no bairro Jardim Teresópolis, na cidade de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, o Árvore da Vida nasceu no ano de 2004, como programa de responsabilidade social da Fiat. Hoje, o Árvore da Vida é gerido pela AVSI Brasil – uma organização vinculada ao contexto internacional, de origem italiana, que atua em mais de 30 países, presente no Brasil desde a década de 1980 – e conta com diversos parceiros.

O Coral Infantojuvenil Árvore da Vida é composto por 30 jovens, com idades entre 11 e 16 anos, oriundos das oficinas de Canto Coral, em que são beneficiados, no percurso formativo artístico, com aulas de técnica vocal, musicalização, prática musical em conjunto e prática de repertório. Tradicional no Árvore da Vida desde a sua criação, o Coral já participou de grandes produções artísticas, nos principais teatros de Minas Gerais, tendo se apresentado também ao lado de personalidades de renome, como o tenor italiano Andrea Bocelli. Em outubro deste ano, o coral apresentou o espetáculo “Árvore da Vida – Uma jornada poética e musical”, no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas.

Regente Júlio Bastos

Pianista e regente, Júlio Bastos é pós-graduado pela Universidade Cândido Mendes (RJ) e graduado pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Com ampla experiência na performance musical, como solista e camerista, frequentou cursos de interpretação musical com Eduardo Monteiro, Eduardo Hazan, Gilberto Tinetti, Luciana Sayure, Ricardo Castro, dentre outros. Em 2012, realizou a estreia mundial da obra “A fantasia” – suíte para piano, do compositor mineiro Gilberto Mauro. Obteve, também, premiações nos concursos de piano Artlivre (SP) e no Concurso Jovens Solistas da OSMG. Estudou regência orquestral e coral com Sérgio Canedo e o maestro Silvio Viegas, tendo frequentado, também, masterclasses com os maestros Marcos Arakaki e Francisco Navarro Lara (Espanha). Atualmente, além de pianista do ARSNOVA – Coral da UFMG, assumiu, em 2021, a direção artística e regência da AVSI-Brasil, atuando diretamente no programa Árvore da Vida, tendo como proposta central a manutenção e o aprimoramento da qualidade artística do tradicional Coro Infanto-juvenil e das demais oficinas musicais, artísticas e culturais.

Programação Paralela

Ateliê Aberto – Cartões para um conto de Natal

Em dezembro, a programação segue em clima natalino com o “Ateliê Aberto – Cartões para um conto de Natal”, atividade que convida ao público a contar suas próprias histórias criando cartões com técnicas de colagem, desenho, recortes, pop-up e escrita. As oficinas são gratuitas e acontecem aos sábados, domingos e feriados, dias 2, 3, 8, 9, 10, 16 e 17 de dezembro, das 10h30 às 12h e das 15h às 17h, na Casa Fiat de Cultura.

O Presépio da Exposição Arte Brasileira: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura

Um dos destaques da exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura”, em cartaz até o dia 4 de fevereiro de 2024, é a montagem de um presépio com cerca de 300 peças. A obra “Pelos Presépios de Minas” é composta por esculturas em cerâmica originárias do Vale do Jequitinhonha, doadas ao MAP. Nunca montado antes, essa é a primeira vez que o presépio está sendo exibido ao público. A ação é inspirada em um conto da escritora Conceição Evaristo, onde um menino que não se atrai pelos signos do Natal, se encanta ao olhar os presépios. No conto, Lumbiá é uma criança que vivia nas ruas de uma cidade grande, fazendo vendas de produtos como chicletes e flores no sinal. Passava os dias vendo a chegada das mudanças e o momento de maior encantamento era o Natal, quando “a cidade se enfeitava com luzes que brotavam de todos os cantos”. Ele se irritava com os pinheiros e imagens de Papai Noel, sendo atraído pelos presépios que via em vitrines, nos casarões e até na TV.

Realizada através da parceria da Casa Fiat de Cultura e da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, a exposição “ARTE BRASILEIRA: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura” reúne cerca de 200 obras da rara e relevante coleção do Museu de Arte da Pampulha (MAP). A curadoria é de Marcelo Campos, curador do Museu de Arte do Rio (MAR) e um dos mais atuantes na cena nacional, e de Priscila Freire, ex-diretora do MAP, cuja atuação é pioneira à frente dos museus do Brasil A mostra apresenta a maior montagem já feita fora do MAP com obras que atravessam a arte brasileira entre os séculos XX e XXI para reafirmar a importância de um acervo que passa pelos principais movimentos da arte contemporânea brasileira, com artistas e ações que reverberam para além do país.

A Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braille e atendimento em libras. Mais de 80 mostras, de consagrados artistas brasileiros e internacionais, já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 17 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico. A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Mais de 3,5 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 600 mil participaram de suas atividades educativas.

 

SERVIÇO

9º Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura
30 de novembro de 2023 a 7 de janeiro de 2024
Entrada gratuita

Abertura do 9º Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura
Bate-papo com curador Leo Piló e apresentação do Coral Árvore da Vida
30 de novembro de 2023, às 19h30
Evento gratuito. Não é necessário se inscrever. Espaço sujeito à lotação.

Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Informações
(31) 3289-8900
www.casafiatdecultura.com.br
[email protected]
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
Twitter: @casafiat
www.circuitoculturalliberdade.com.br

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Dia de Rock divulga bandas selecionadas para terceira edição

Artigo Anterior

Instituto Yduqs apoia esportistas que disputam os Jogos Parapan-Americanos 2023

Relacionados