Como cuidar da saúde mental e emocional?

saúde mental e emocional
saúde mental e emocional – Foto: Divulgação


Você já ouviu alguém dizer que está sem tempo para cuidar de si? Essa pode ser a desculpa mais antiga, de quem na verdade não sabe como cuidar da saúde mental e emocional.

Já foi o tempo em que tudo o que importava era trabalhar, deixando o emocional em último lugar. Pequenas ações de saúde mental podem — e devem — ser incluídas no seu dia a dia, como consumir notícias positivas, por exemplo.

Afinal de contas, como cuidar da saúde mental?

Assim como a saúde física, é melhor prevenir do que remediar. Mas, não há receita mágica para milagrosamente ter a saúde mental em dia. É necessário um esforço consciente e diário, além de incluir pequenos hábitos na rotina. Veja só:

Consuma notícias positivas

Basta ligar os telejornais para ser bombardeado por desastres e escândalos, que só enchem a mente de coisas negativas. Por isso, incluir em sua rotina o hábito de ler notícias positivas é, também, promover o autocuidado.

Já é comprovado cientificamente que quem lê notícias sobre acontecimentos positivos têm menos chances de ter problemas cardíacos e é inspirado a promover o bem também. Bacana, né?

Exercite-se

Por mais clichê que pareça, cuidar do corpo é uma forma de cuidar da mente também. Por isso, pratique exercícios físicos. Uma breve caminhada ao ar livre, que seja, libera endorfina e serotonina no cérebro, trazendo a sensação de bem estar.

O hábito de fazer atividades físicas proporciona a sensação de autocuidado e estimula a sensação de superação. Por isso, desafie-se a ir sempre além, respeitando seus limites, é claro. Afinal, a rotina de exercícios não deve se tornar mais uma fonte de infelicidade.

Faça terapia

Quem precisa lidar com assuntos jurídicos procura um advogado, certo? Com a saúde mental também é assim. Procurar um profissional para fazer terapia pode ajudar a lidar com várias situações que a pessoa às vezes não sabe nem como começar.

Os psicólogos estudam muitos anos para proporcionar aos pacientes ferramentas que os auxiliam a resolver suas questões. Não tem como desparafusar algo com um canudo, não é mesmo? Para a saúde mental, também há instrumentos corretos para cada questão.

Mas o auxílio psicológico não é só para quem está no limite, ao contrário do que muitos pensam. O aconselhamento psicológico é capaz de auxiliar o paciente a lidar com seus medos, angústias, sentimentos e a estabelecer relações mais saudáveis, sejam pessoais ou profissionais.

Vale lembrar que pedir ajuda não faz ninguém fraco, é, sim, um ato de força e coragem.

Tenha uma alimentação saudável

Manter um cardápio rico em vitaminas e minerais não ajuda só na saúde física.  Preferir consumir alimentos frescos, como verduras e frutas, é uma atitude aliada da saúde mental também.

Além de nutrir,  ter uma alimentação saudável também auxilia o organismo a combater micro inflamações crônicas, muito encontradas em quem tem depressão, por exemplo.

Um prato colorido também ajuda na memória, cognição e na produção de hormônios que promovem bom humor, sono de qualidade, bem estar e disposição.

Caso tenha dúvidas sobre como comer bem,  se consultar com um(a) nutricionista é uma boa pedida.

Cultive o amor próprio

Priorizar e amar a si mesmo é o maior ato de cultivo à saúde mental que você pode ter. Para isso, separe um tempo do seu dia e contemple suas qualidades. Seguem alguns pequenos atos de incentivo ao amor próprio:

  • Olhe no espelho
  • Elogie-se
  • Comemore suas pequenas conquistas
  • Perdoe-se, você também pode errar.

No começo, essa prática pode soar um pouco estranha. Mas conforme você integrá-la ao seu dia a dia, poderá perceber seus benefícios. Experimente!

Antes só do que mal acompanhado

Relacionamentos tóxicos sugam qualquer resquício de saúde mental que possa existir. Aqui vale a máxima: antes só do que mal acompanhado.

Não é fácil desvencilhar-se de uma relação tóxica. Normalmente são pessoas por quem você nutre muito amor e dependência emocional — ou até mesmo financeira.

Relações saudáveis possuem diálogo, compreensão e respeito. Você é importante, suas opiniões e sentimentos também, então esteja cercado de pessoas que te lembrem disso. Isso vai muito além de relações românticas; vale também para amizades, familiares e ambientes profissionais, viu?

Um psicoterapeuta e uma boa rede de apoio são a chave para sair dessa.

Durma

Descanse. Mas descanse de verdade. Invista na qualidade do seu sono.

A privação de sono é uma grande geradora de estresse. Por isso, se esforce para dormir bem e descansar.

Para isso, algumas dicas:

  • Cama não é lugar de celular. Um quarto escuro e preparado para dormir é essencial. Isso também vale para a televisão e computadores
  • Evite alimentos estimulantes à noite, como café, canela e açúcares
  • Termine suas obrigações horas antes de dormir, assim você já começa a desligar a cabeça
  • Tenha um horário de dormir. A rotina é uma grande aliada do organismo.

Respire

Respirar é um ato involuntário essencial para estar vivo, mas prestar atenção à respiração é terapêutico.

Por isso, separe alguns momentos do seu dia para observar como está respirando. Muito rápido ou devagar demais? O ar está quente ou frio? Que barulho tem esse respirar?

Preste atenção e aproveite para inspirar fundo e expirar bem devagar. O ar é todo seu — e é de graça.

Estas são só algumas dicas de como cuidar da saúde mental. Vale lembrar que nunca é tarde para criar novos hábitos e ir em busca do tão sonhado equilíbrio emocional.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Inep divulga resultado das análises de diploma do Revalida 2022/2

Artigo Anterior

Brasileiro troca refeição por lanche, diz estudo da Kantar

Relacionados