Propósito de vida pode impactar diretamente na vida pessoal e profissional



Objetivos definidos e autoconhecimento auxiliam nas conquistas, satisfação e saúde mental

Em meio a pandemia de coronavírus, muitas pessoas tiraram um tempo para refletir e rever alguns pontos da própria vida. O risco que toda população corre em algum nível sobre o contágio de coronavírus serviu como alerta para que a sociedade percebesse a importância de conquistar objetivos enquanto pode sem deixar sempre para depois. Isso também destacou que muitos esqueceram o propósito de vida e a motivação para conseguir abrir portas e se sentir bem consigo mesmo.

O que pouca gente sabe é que manter um propósito de vida vai muito além de realizar sonhos e é exatamente isso que muitas pessoas tem percebido durante a pandemia de Covid-19. A grafóloga e especialista em Constelação Familiar, Sandra Santos, explica que definir bem o seu propósito auxilia na manutenção da qualidade de vida, saúde mental e satisfação em longo prazo. “Isso faz parte do processo evolutivo do ser humano. Quando não se tem um objetivo, tudo parece sem sentido. O indivíduo começa a se sentir um nada em meio a tantas questões diárias. Isso pode influenciar em diversos aspectos, como a ansiedade, o estresse e, até mesmo, a depressão”, ressalta.

Principalmente durante a quarentena, algumas pessoas estão descobrindo que não possuem um objetivo de vida ou que, na realidade, possuem um “falso propósito”. Sandra esclarece que isso se refere a aquelas pessoas que, por diversas vezes, foram induzidas a seguir um caminho sem realmente querer aquilo. “Pessoas que são obrigadas pela família a seguir uma profissão que não gostam, que se envolveram cedo demais com um parceiro que hoje não sentem atração e outras questões podem levar a esse sentimento. Geralmente, em situações como a atual, em que a vida parece ser tão frágil, as pessoas começam a refletir mais sobre isso”, comenta.

Como definir um propósito?

Saber definir os próprios objetivos podem ser essenciais para conquistas profissionais e pessoais. Sandra Santos destaca que o autoconhecimento é a principal chave para isso. “Separar um momento para entender quem você é e o que te faz feliz é essencial nesse processo. Não tenha medo de conquistar o que você realmente gosta. Só assim alcançar os objetivos realmente trará satisfação e benefícios em diversos aspectos da vida”, garante.

Fonte: Sandra Santos, Professora da Fundação Getúlio Vargas, jornalista, pós-graduada em administração para RH, com doutorado em semiótica da linguagem. Grafóloga, Filosofia Clínica, pós graduada em Constelação Familiar e Práticas Sistêmicas e Perita grafotécnica.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Como profissionais de estética podem sobreviver na crise?

Artigo Anterior

Minas Shopping transmite pocket show ao vivo do humorista Marco Luque amanhã (11)

Relacionados