Dores nas pernas: quando buscar um especialista?

0
182

Incômodos nessa região podem ser causadas por diversos motivos; avaliação profissional é essencial para evitar complicações

Uma simples caminhada pode ser um sufoco para algumas pessoas. Aquela dor nas pernas, sensação de cansaço, inchaço, entre outros sintomas, faz com que coisas simples do dia-a-dia se tornem um pesadelo na vida de muita gente. O que causa muita dúvida são os motivos para tais problemas. Nem sempre uma doença pode estar relacionada. Além disso, em determinadas situações, essas características são consequências de transtornos desenvolvidos em outros locais.

Guilherme Jonas, angiologista e cirurgião vascular, comenta que as causas são variadas. Portanto, o primeiro passo é procurar um especialista. “Sentir um desconforto após um longo dia em pé, por exemplo, é normal. Porém, este é um caso isolado. O paciente deve ter em mente que nenhuma dor constante é normal. Ela pode ser consequência de hábitos recentes, velhos ou, até mesmo, sintomas de outra doença. Por isso, procurar um profissional é sempre o mais recomendado”.

Principais causas

O especialista esclarece que os motivos para desenvolver dores nas pernas são inúmeros e dependem muito do hábito de cada indivíduo. “O que muita gente não sabe é que, na maioria das vezes, o problema pode ser melhorado com tratamentos simples ou uma mudança na rotina”, afirma.

O médico também cita que atividades que exigem ficar muito tempo em pé ou sentado, má postura, entre outras práticas, são prejudiciais. “Além disso, as dores podem surgir por causa de outras doenças. Nesse sentido, a atenção deve ser redobrada. A obesidade, histórico de trombose venosa e deficiência na circulação arterial são alguns dos motivos mais comuns. Portanto, é importante salientar a necessidade de avaliar o problema com um profissional e encontrar a verdadeira causa”, destaca.

Fonte: Guilherme Jonas, médico angiologista e cirurgião vascular, especialista em cirurgia vascular pela SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular). CRMMG 44020, RQE 28561, 37143. Diretor técnico da clínica Angiomais em Belo Horizonte MG.

Artigo anteriorEmoções negativas e suas consequências
Próximo artigoRefluxo atinge cerca de metade dos brasileiros, diz pesquisa
Editor e fundador do Jornal Brasil Agora [BH/MG/Brasília-DF] - Ano: 2015 ______________________________________________________________________________________________ Formado em Jornalismo pela (Faculdade - FESBH), Publicidade & Propaganda (Instituto Politécnico de São Paulo), Relações Públicas (Universidade UIB/EUA), Teólogo (Faculdade ESABI/BH-MG), Sociologia (Faculdade Polis das Artes/SP) e Economia (Universidade USIP/SP). Tem Ms. em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (Univ. UEMC/Espanha) e atualmente cursa Direito (Universidade - UNIESP/FACSAL-BH/MG). Com larga experiência em coberturas da área de Cultura (Jornal & Assessoria de Imprensa): Shows, lançamentos de álbuns, livros e exposições de arte, trabalhou durante anos, também, fazendo coberturas e matérias na área de Economia (ao qual acabou se graduando posteriormente). Atualmente, além de editorar alguns portais de notícia no país, ser redator e administrador, escreve duas colunas semanais. Com a "Crítica Musical" (coluna que está no CulturalizaBH - Portal Uai ao qual é editor e financeiro) e a coluna "Opinião & Comportamento", que durante anos ficou no portal da RedeTV e hoje está no portal "Rondônia Digital". Desta coluna, surgiu o E-book: "Sociedade Conectada: A Influência da Internet no Cotidiano" - Ed. Escrita Certa (2019). "A escrita é a minha maior paixão" (Felipe de Jesus). ______________________________________________________________________________________________ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui