Odontologia Integrada: saúde bucal passa por todo o corpo

0
231

Entenda como o tratamento multidisciplinar é fundamental para a saúde da boca que influencia em geral o organismo

Grande parte da população já conhece a importância de cuidar da saúde bucal. Além de manter o sorriso bonito e a autoestima lá em cima, essa parte do corpo também ajuda na manutenção geral do organismo. Afinal, a boca é, literalmente, uma porta de entrada para diversos nutrientes e microorganismos que podem fazer muito bem ou serem responsáveis pelo surgimento de diversos problemas.

Exatamente por isso, um conceito de cuidados com a própria saúde ganha cada vez mais destaque ao longo dos anos: a odontologia integrada. Ludimilla Abi-Saber Toledo, cirurgiã dentista e sócia da clínica Vitácea, em Belo Horizonte, explica que essa nomenclatura nada mais é que os cuidados realizados de forma completa para os pacientes, ou seja, o tratamento multidisciplinar. “Tanto para pacientes que já sofrem com um estágio mais avançado de uma doença, tanto para aqueles que ainda estão no início, o tratamento em conjunto com outras especialidades é muito importante, já que as consequências de tal problema podem começar a se espalhar – ou já ter se espalhado – para outra parte do corpo”, diz.

Este é o caso, por exemplo, de pessoas que começam a ter algum abalo na parte estética ou doenças derivadas de problemas bucais. “Grande parte dos pacientes podem sofrer com danos estéticos e acabar com problemas relacionados a autoestima, entre outros transtornos mentais, em casos mais graves até depressão. Enquanto isso, algumas doenças odontológicas estão diretamente ligadas a doenças gastrointestinais, cardiovasculares, dentre outros”, comenta.

É nesse momento que o papel de outros especialistas passa a ser tão importante. “Quando tais doenças causam esse tipo de consequência, não adianta tratarmos apenas a boca, pois a doença continuará existindo em outros locais. Por isso, realizamos a avaliação e, caso seja necessário, encaminhamos o paciente para os demais profissionais adequados”, esclarece.

Nutrição e saúde bucal

Todas as especialidades exercem algum papel em relação a saúde bucal. Porém, uma que é praticamente obrigatória é a área da nutrição. Ludimilla afirma que, além de estar presente quando ocorre alguma consequência derivada de uma doença bucal, a nutrição também é fundamental para prevenir e evitar qualquer quadro de risco. “Uma boa alimentação vai muito além de manter um bom funcionamento do nosso organismo. Ela também é responsável por manter os dentes saudáveis, limpos, preservar o esmalte, a estrutura óssea, evitar a proliferação de fungos e bactérias, além de outros detalhes que os alimentos adequados tem papel fundamental. Então, mesmo sem uma doença aparente, vale a pena manter o tratamento multidisciplinar com dentistas e nutricionistas, por exemplo”, recomenda.

Fonte: Ludimilla Abi-Saber Toledo, cirurgiã dentista, especialista em periodontia e capacitada em harmonização facial. É professora na pós-graduação em periodontia da Faculdade São Leopoldo Mandic e sócia da Clínica Vitácea, em Belo Horizonte.

Artigo anteriorPrimeira loja colaborativa materna do país inaugura 3ª unidade
Próximo artigoO pesadelo do “autoemprego” preocupa empresários
Editor e fundador do Jornal Brasil Agora [BH/MG/Brasília-DF] - Ano: 2015 ______________________________________________________________________________________________ Formado em Jornalismo pela (Faculdade - FESBH), Publicidade & Propaganda (Instituto Politécnico de São Paulo), Relações Públicas (Universidade UIB/EUA), Teólogo (Faculdade ESABI/BH-MG), Sociologia (Faculdade Polis das Artes/SP) e Economia (Universidade USIP/SP). Tem Ms. em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (Univ. UEMC/Espanha) e atualmente cursa Direito (Universidade - UNIESP/FACSAL-BH/MG). Com larga experiência em coberturas da área de Cultura (Jornal & Assessoria de Imprensa): Shows, lançamentos de álbuns, livros e exposições de arte, trabalhou durante anos, também, fazendo coberturas e matérias na área de Economia (ao qual acabou se graduando posteriormente). Atualmente, além de editorar alguns portais de notícia no país, ser redator e administrador, escreve duas colunas semanais. Com a "Crítica Musical" (coluna que está no CulturalizaBH - Portal Uai ao qual é editor e financeiro) e a coluna "Opinião & Comportamento", que durante anos ficou no portal da RedeTV e hoje está no portal "Rondônia Digital". Desta coluna, surgiu o E-book: "Sociedade Conectada: A Influência da Internet no Cotidiano" - Ed. Escrita Certa (2019). "A escrita é a minha maior paixão" (Felipe de Jesus). ______________________________________________________________________________________________ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui