Como a educação e o apoio familiar podem transformar a menopausa

menopausa


A menopausa marca um período de transição significativo na vida de todas as mulheres. Durante essa fase, elas enfrentam alterações hormonais que levam a sintomas como ondas de calor, insônia e mudanças de humor. Além disso, sintomas diretamente relacionados à sexualidade e saúde, como a perda de libido e o ressecamento das partes íntimas, podem levar o casal a uma desarmonia sexual. Essas mudanças podem estressar os relacionamentos e afetar profundamente o bem-estar emocional, causando sentimentos de ansiedade e depressão.

Nesse período é vital uma comunicação eficaz entre o casal. Isso envolve discutir abertamente os sintomas da menopausa, compartilhando sentimentos e trabalhando juntos para encontrar soluções. Nesse contexto, a educação vem em primeiro lugar. Famílias informadas estão mais preparadas para entender e apoiar familiares que estão passando por isso, fortalecendo ainda mais seus relacionamentos.

O apoio é crucial para ajudar a mulher a lidar com as mudanças emocionais e físicas da menopausa. Ele pode vir na forma de apoio emocional, assistência prática nas tarefas diárias ou simplesmente estar presente para ouvir. “Encorajar um estilo de vida saudável, ajudar na gestão do estresse e acompanhar consultas médicas são pequenas ações que podem fazer uma grande diferença no bem-estar da mulher e aproximar a família” comenta a Dra. Andressa Katiski da Costa Stuart, fundadora da Kefi, uma Startup que fornece produtos e serviços que ajudam mulheres no climatério e menopausa a terem mais conforto e bem-estar nessa fase.

Sabendo da dificuldade que muitas mulheres têm em encontrar informações confiáveis, a Kefi criou em seu site um blog inteiramente dedicado a mulheres que estão passando por esse momento. Além de abordar dicas de saúde, alimentação e exercícios, o blog também trata questões como organização, execução e planejamento de metas para as mulheres, e o impacto da menopausa no ambiente de trabalho. “O propósito da Kefi é fornecer soluções que facilitem a vida das mulheres nessa fase, seja através dos nossos produtos ou através da discussão que estamos levantando,” comenta o Dr. Rodrigo Makowiecky Stuart, um dos sócios da Kefi.

A menopausa, frequentemente envolta em tabus sociais, ainda é um tópico que muitas evitam discutir, seja por preconceito ou pelo medo de enfrentá-lo. A transformação começa com uma maior compreensão social, permitindo que a menopausa seja vista como um aspecto natural da vida, discutida sem julgamentos ou estigmas. Iniciativas como as da Kefi desempenham um papel crucial nesse processo, não apenas promovendo a discussão aberta sobre a menopausa, mas também destacando a importância da saúde e do bem-estar femininos. Aproximar-se e apoiar essas iniciativas é fundamental para avançar na conscientização e na quebra de barreiras sobre o tema.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo
Combater o Bullying na Escola

4 Melhores Práticas para Combater o Bullying na Escola

Artigo Anterior

Como cuidar do cabelo no verão?

Relacionados
Leia mais

Vacinas x fake news

Ministério da Saúde inclui gestantes no grupo prioritário do imunizante contra a Covid-19 Desde o anúncio da vacinação…