O impacto do bloqueio de cookies no e-commerce segundo Fernando Randi

O impacto do bloqueio de cookies no e-commerce


Como o bloqueio de cookies afetará seu negócio online e o que fazer para se adaptar

O mundo digital está em constante transformação. E uma mudança que vem ganhando força nos últimos anos é o bloqueio de cookies de terceiros pelos principais navegadores, como Google Chrome, Firefox e Safari. Especialistas afirmam que essa tendência tem o potencial de afetar significativamente o desempenho de e-commerces. 

“O bloqueio de cookies de terceiros limita bastante as estratégias de marketing digital focadas em audiência, como anúncios e e-mail marketing. Isso porque dificulta o rastreamento e direcionamento da comunicação” explica Fernando Randi, empresário de Florianópolis especializado em gestão de tráfego e anúncios online.

De acordo com Randi, donos de e-commerce precisam estar preparados, pois o impacto tende a aumentar. “Em 2024, espera-se que os bloqueios se intensifiquem ainda mais. Por isso, é hora de buscar alternativas para minimizar os efeitos negativos no negócio”. 

Entenda o que muda com o bloqueio de cookies

Cookies são pequenos arquivos de texto salvos pelo navegador para rastrear informações sobre os hábitos de navegação dos usuários. Os cookies de terceiros são gerados por sites externos, como redes sociais e plataformas de anúncio, para direcionar anúncios com base nos interesses do público. 

Com os bloqueios, os cookies de terceiros são restringidos ou eliminados. Isso dificulta o retargeting, estratégia crucial no marketing digital, onde anúncios são exibidos para usuários que já visitaram um site anteriormente.

Além disso, fica mais difícil medir a origem do tráfego e atribuir conversões de vendas ao canal de marketing responsável. Os relatórios de desempenho dos anúncios e campanhas ficarão menos precisos. Portanto, otimizar investimentos em tráfego pago se torna um desafio.

Como se adaptar ao novo cenário

A boa notícia é que existem medidas para driblar os efeitos negativos da restrição de cookies. Uma delas é investir em first party data, usando dados internos da empresa, como cadastro de clientes, para segmentar audiências.

Outra solução recomendada por especialistas como Randi é implementar APIs de conversão. “As APIs enviam sinais mais precisos sobre o desempenho das campanhas, mesmo sem cookies de terceiros. Assim, o e-commerce consegue tomar melhores decisões de investimento em tráfego” explica.

Portanto, o ideal é que empreendedores online antecipem os desafios e adaptem suas estratégias de marketing. Assim, será possível evitar perdas desnecessárias com a evolução dos bloqueios de cookies. Acompanhe as discussões sobre privacidade e proteção de dados para se manter atualizado sobre as mudanças que impactam o setor.

Siga Fernando Randi no Instagram e acesse seu site para aprender mais sobre soluções para potencializar o desempenho do seu e-commerce.

 

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