E-commerce Social: plataforma de doações viabiliza campanha de combate ao impacto social causado pela COVID-19



Foto: Divulgação

Instituto Devolver arrecadou 34 toneladas de alimentos por meio do e-commerce social

O Instituto Devolver – Conexões para o bem (associação sem fins lucrativos) lançou no segundo semestre de 2019 o E-commerce Social, uma plataforma de doações que aproxima doadores de ONGs e tem sido fundamental na missão de combater o impacto social causado pela pandemia.

Em 40 dias de campanha de arrecadação de Kits Emergenciais para Casas de Acolhimento e famílias de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o Instituto Devolver arrecadou por meio do e-commerce social cerca de 160 mil reais em doações que beneficiam cerca de 9 mil crianças, adolescentes e famílias do Estado de São Paulo.

A dinâmica de funcionamento do e-commerce social é bem simples. Basta escolher o item que deseja doar para uma das 17 instituições certificadas pelo Instituto Devolver e a entrega fica por conta do Instituto. Os kits emergenciais da COVID-19 variam de cestas básicas, combos de refeições (arroz + feijão + farofa + carne) e produtos de higiene pessoal e limpeza que são fundamentais no combate ao contágio do Coronavírus.

Como funciona o e-commerce social (divulgação)

“Quando resolvi empreender no terceiro setor eu percebi que transparência e prestação de contas era uma barreira na cultura de doação do Brasil. Para resolver este problema recorri à minha bagagem de experiência com Customer Experience e criamos no Instituto Devolver o e-commerce social que é uma plataforma que organiza as doações para que uma instituição receba tudo o que de fato precisa e facilita a vida de quem quer doar, mas não sabe ao certo o quê” afirma Natalie Melaré, fundadora e presidente voluntária do Instituto Devolver.

Lançado no segundo semestre de 2019, o e-commerce social finalizou o ano com cerca de 20 mil reais em doações contabilizados em 1.061 produtos direcionados às ONGs certificadas pelo Instituto.

Até o momento que foi produzida esta matéria, foram viabilizados por meio do Instituto Devolver cerca de 34 toneladas de alimentos por meio de 3.400 cestas básicas e outros 300 produtos de higiene pessoal, limpeza pesada e leites para bebês.

“Ninguém imaginava viver uma pandemia em 2020 e nós do Instituto Devolver também não, mas o e-commerce social têm nos apoiado muito na arrecadação de produtos para prover o essencial e bem-estar de crianças, adolescentes e famílias vulneráveis. O melhor é que estamos conseguindo cumprir nossa missão com transparência e prestação de contas que é um dos principais objetivos do e-commerce social.” finaliza Natalie Melaré.

Sobre o Instituto Devolver:

O Instituto Devolver tem como missão a promoção da solidariedade em prol de crianças e adolescentes brasileiros. Para o Instituto Devolver, é possível ver um mundo onde pessoas e empresas estão engajados em construir um futuro socialmente mais justo com transparência, integridade, gratidão e compreensão. Saiba mais em: www.institutodevolver.org.br

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