Espumante suave e adocicado: Conheça o Garibaldi Moscatel Branco

Garibaldi Moscatel Branco


O espumante Garibaldi Moscatel Branco é uma bebida singular, fermentada utilizando uma técnica diferenciada, o método Asti, responsável por fornecer sabor doce e suave.

Entre os espumantes mais consumidos no Brasil, o Moscatel tem destaque, sendo um queridinho nas comemorações e festas de ano novo.

Você ainda não conhece a fundo essa variedade de espumante e nem mesmo o método de fabricação que fornece sabor único?

Então fica com a gente que explicamos tudo para você.

Origem do espumante Moscatel

O espumante Moscatel elaborado pelo Método Asti tem a sua origem na Itália, em meados do século XVI.

De acordo com o que se conta, o método foi desenvolvido pelo joalheiro Giovan Battista Croce, responsável por produzir vinhos brancos doces, aromáticos e de baixo teor alcoólico em suas terras.

Com o aprimoramento dos processos de produção, em 1865, o francês Carlo Gancia incorporou técnicas de espumantização ao vinho Moscato branco, dando origem ao espumante Moscato.

Os espumantes Moscatel têm como características o baixo nível de teor alcoólico – entre 6% e 10% – frescor, sabor adocicado e a grande intensidade de aromas florais e frutados.

Os gaúchos foram os primeiros a produzirem o espumante Moscatel aqui no Brasil, em 1978. Atualmente, a bebida é fabricada por diversas vinícolas brasileiras, tendo em vista a produção em larga escala da uva moscatel branca.

É importante salientar que somente os espumantes fabricados em Piemonte – Itália podem ter a denominação de Asti em seus rótulos.

As bebidas elaboradas utilizando o mesmo método mas em outros países, recebem a denominação “Espumante Moscatel” ou “Espumante Moscatel elaborado pelo Método Asti”.

Métodos de elaboração

Os espumantes podem ser produzidos por três principais métodos, o champenoise, charmat e Asti, sendo esse terceiro o método utilizado para a elaboração dos espumantes Moscatel.

Vejamos agora as características de cada um desses métodos:

Método Champenoise

O Método Champenoise é o mais tradicional e pioneiro, sendo utilizado para a produção dos famosos champagnes franceses.

Nesse processo o vinho sofre duas etapas de fermentação, onde a  segunda ocorre dentro da própria garrafa.

Os espumantes que utilizam esse método tem uma rotulação bastante elaborada, com  grande intensidade aromática, estrutura e perlage mais delicadas.

Método Charmat

Como forma de modernização do método Champenoise, surge o Charmat, um espumante de dupla fermentação, porém, a segunda ocorre dentro de um tanque de aço inoxidável.

Esse autoclave é hermeticamente fechado, para que o gás carbônico característico do espumante não se dissipe.

Geralmente o método Charmat é aplicado na elaboração de espumantes complexos e estruturados, como Proseccos e Moscatéis Brut, Extra-brut, Seco e Demi-Sec.

Método Asti

O Método Asti se trata de uma variação do Método Charmat, com o processo de fermentação ocorrendo dentro de uma autoclave.

A diferença mora justamente na questão dos espumantes passarem somente por uma etapa de fermentação.

A fermentação é a etapa de transformação do açúcar contido no mosto em álcool por meio da ação de leveduras.

Então, tendo em vista que no Método Asti o mosto é fermentado somente uma vez, o espumante Moscatel acaba sendo mais doce e menos alcoólico do que os produzidos pelos métodos de dupla fermentação.

Afinal, tendo em vista que esse processo é interrompido na sua primeira etapa, a quantidade de açúcar que ainda não foi convertido em álcool é alta.

Dessa forma, o teor alcoólico presente no espumante é baixo, além dos aromas frutados se apresentam de maneira muito mais pronunciada nos espumantes produzidos pelo Método Asti.

Harmonização do espumante Moscatel

Os espumantes moscatel se caracterizam por serem doce, frutados e de baixo teor alcoólico.

Com essas características únicas, é possível fazer harmonizações perfeitas com queijos suaves e saladas frescas.

O Moscatel é bastante indicado para ser servido como entrada ou na hora da sobremesa, especialmente se ela não for muito doce, para equilibrar com o sabor do espumante.

O espumante Moscatel também harmoniza bem com frutas brancas, como melão, pera e abacaxi.

É interessante que, em qualquer um desses casos, os Moscatel sejam consumidos bem jovens, em uma temperatura entre 4 e 6 ºC.

A Garibaldi

Quando o assunto é Moscatel, aqui no Brasil, o nome de referência é a cooperativa vinícola Garibaldi.

A Garibaldi reúne mais de 430 famílias sob o ideal de retirar da terra seu sustento geração após geração, dia após dia.

São mais de mil hectares de vinhedos, espalhados em 15 municípios da Serra gaúcha, sendo responsáveis por produzir mais de 20 milhões de quilos de uva a cada safra, que são processados em um moderno parque industrial em constante atualização.

Garibaldi Moscatel Branco

O Espumante Garibaldi Moscatel Branco é um dos produtos mais vendidos da marca, sendo produzido pelo método Asti, com sabor adocicado e graduação alcoólica 8%.

Essa bebida singular se caracteriza pela sua coloração límpida e atraente, perlage formando borbulhas médias e numerosas, com ótima formação de espuma de cor clara com reflexos esverdeados.

Em seu primeiro contato com o Garibaldi Moscatel Branco é notório o aroma de frutas como melão, maracujá ou até mesmo flores brancas e um perceptível toque de mel.

Ao consumir o Garibaldi Moscatel Branco é possível sentir o sabor leve e delicado, com um ótimo equilíbrio entre açúcar e acidez proporcionando frescor e sutileza ao paladar, lembrando frutas cítricas maduras.

Experimente também outros produtos da marca

A cooperativa vinícola Garibaldi produz uma variedade de espumantes de excelente qualidade que podem ser escolhidos para as mais diversas finalidades e pratos.

Veja só mais dois sucessos da marca:

Garibaldi Moscatel Rosé

O Garibaldi Moscatel Rosé é um espumante produzido com uvas Moscato de Hamburgo e Moscato de Alexandria na região da Serra Gaúcha, utilizando o método Asti.

Visualmente o Moscatel Rosé possui uma coloração rosada brilhante e límpido com perlage fina.

Seu aroma remete ao morango, cereja, framboesa, caramelo e frutas vermelhas.

No paladar se destaca sendo um espumante leve, delicado e equilibrado, sendo bem harmonizado frutas frescas, frutas em calda, sorvetes, bolos, canapés, queijos e patês.

O teor alcoólico presente neste espumante é de 7,5% em seu volume. Melhor consumido em uma temperatura de 6ºC a 8ºC

Espumante Garibaldi Acordes Extra Brut

O espumante Garibaldi Acordes Extra Brut é produzido através do método Champenoise, utilizando uvas Pinot Noir e Chardonnay produzidas na Serra Gaúcha.

Possui em seu visual uma coloração amarelo palha com reflexos dourados, aromas de frutas secas, damasco e amêndoas e, paladar cremoso, estruturado e persistente.

A sugestão de harmonização deste espumante marcante é com carnes, queijos e massas. Apresenta um teor alcoólico de 12,5% vol.

Encontre os melhores produtos da Garibaldi na Werle e conheça a linha completa de espumantes e vinhos da marca.

E aí, você gostou dessas informações? Então compartilhe este artigo com os seus amigos!

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

SHOPPING ESTAÇÃO BH INAUGURA AMANHÃ (12) O PRIMEIRO DE DOIS PARQUES GRATUITOS EM MÊS DEDICADO AOS PEQUENOS

Artigo Anterior

Polícia Federal prende, no Pará, suspeito de estuprar criança

Relacionados