Programação online do CCBB Educativo está repleta de opções para entretenimento em casa

Pretinhas Leitoras – Divulgação


Atividades presenciais como lugar de criação e visitas mediadas foram adaptadas para o virtual

 

As oficinas e atividades do CCBB Educativo, que envolvem conhecimento e entretenimento para a população, podem ser conferidas mesmo que virtualmente. O programa, que já contava com várias atrações online, adaptou também as visitas mediadas às exposições e o Lugar de Criação, com programação gratuita para toda a família.  Dessa forma, o confinamento como medida preventiva ao Coronavírus pode ser mais agradável a todos.

Uma grande vantagem é que o público pode ir além da programação do CCBB BH. As atrações propostas nos outros Centros Culturais do país também estão à disposição, ampliando ainda mais as opções de cursos, aulas, visitas e oficinas em vídeos online e transmissões ao vivo pelo Zoom e inscrições pelo site www.ccbbeducativo.com.

As tradicionais Visitas Mediadas para o público espontâneo ganham, agora, versões online. Os educadores encontram com o público por meio de transmissão ao vivo para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas e trajetórias artísticas da exposição. As visitas acontecem de quarta a segunda-feira, às 11h e às 18hPara participar, o público deve se inscrever pelo site www.ccbbeducativo.com.

Os grupos que quiserem agendar visitas mediadas online para escolas e instituições também têm essa oportunidade à disposição. As atividades envolvem o contato com conteúdos das exposições em conversas e exercícios de reflexão e invenção, preparados e acessíveis para pessoas de todas as idades. Os grupos devem ter de dez a 45 pessoas e as inscrições são realizadas pelo site www.ccbbeducativo.com/visitas

Lugar de Criação, que no presencial acolhe famílias para oficinas no CCBB BH, agora será transmitido online por meio da plataforma Zoom para que as práticas possam ser feitas mesmo que de casa, com instruções dos educadores. As atividades são transmitidas todo sábado, às 14h30.

Programação de março

A doutora em educação Luiza Christov é a convidada do projeto “Transversalidades”, do CCBB Educativo, para falar sobre “Literatura e escrita reflexiva:  aproximação para formação de educadores”. O encontro virtual acontece no dia 10 de março, às 19h, pela plataforma Zoom. É necessário fazer inscrição prévia no site do Programa para participar do evento ao vivo, que também conta com tradução em Libras.

O pertencimento a um território – A comunicação inclusiva e o acesso à arte como condição para a formação cultural e o desenvolvimento das noções individuais e coletivas de cidadania. Esse é o tema do próximo “Processos Compartilhados”, do CCBB Educativo, que conta com apresentação de Bell Machado no dia 18 de março, às 14h. A transmissão ocorrerá ao vivo pela plataforma Zoom e é necessário se inscrever pelo site www.ccbbeducativo.com.br. A participação é gratuita.

Como as crianças relacionam medo e proteção no dia a dia? Será possível entender melhor essa questão em uma oficina divertida do Lugar de Criação, do CCBB Educativo. Em formato digital, o público poderá acessar, a partir do dia 19 de março, às 10h, a atividade Capa de Proteção. O acesso é gratuito e a atividade pode ser conferida pelo site www.ccbbeducativo.com.br.

A exposição “Abraham Palatnik: a reinvenção da pintura”, em cartaz no CCBB BH, tem atraído olhares curiosos sobre o artista, que envolve tecnologia e ciência em suas obras. Pensando nisso, o CCBB Educativo apresenta visita mediada no projeto Com a Palavra, permitindo que o público se aprofunde na ciência que envolve a mostraO físico quântico e mestre em jornalismo científico Yurij Castelfranchi apresenta detalhes e relações entre sua área e a obra do artista na mediação, que fica disponível a partir do dia 23 de março, às 10h, no site do CCBB Educativo. O conteúdo é gratuito e acessível em Libras.

Como é a criação e seleção de livros infantis? Para aprofundar nesse assunto, o CCBB Educativo realiza edição do projeto “Transversalidades”, com uma das fundadoras do Estúdio Voador, Ana Paula Campos. “Eles vêm chegando: livros informativos na contemporaneidade” acontece em formato de webinar no dia 24 de março, às 15h, pela plataforma Zoom. É necessário fazer inscrição prévia no site do CCBB Educativo para participar do evento ao vivo, que também conta com tradução em Libras.

“Infâncias plurais na literatura negra: narrativas que nos aproximam dos saberes ancestrais”: esse é o tema do próximo Múltiplo Ancestral, projeto do CCBB Educativo. A atração digital é apresentada por Eduarda e Helena Ferreira, que integram o Pretinhas Leitoras, no dia 27 de março, às 10h, no site www.ccbbeducativo.com.

O Egito Antigo desperta fascínio único nas pessoas e o motivo disso é visto em cada galeria da exposição “Egito: do cotidiano à eternidade”. O projeto Com a Palavra, do CCBB Educativo, traz a oportunidade de conhecer a mostra virtualmente, em uma visita mediada pelo filósofo Wanderson Flor do Nascimento, sob a ótica do pensamento egípcio entre morte e natureza.  O conteúdo é gratuito, acessível em Libras, e fica disponível a partir do dia 30 de março, às 10h, no site do CCBB Educativo.

 

SERVIÇO:

Programa CCBB Educativo – Atividades online

Março

Visitas Mediadas Online

De quarta a segunda-feira, às 11h e às 18h

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas

Visitas online agendadas para escolas e instituições  

Manhã, tarde ou noite, mediante agendamento

Duração: 0h50 ou 1h40.

Capacidade: grupos de até 45 pessoas, com mínimo de 10 participantes.

Classificação indicativa Livre – Indicado para pessoas acima de 5 anos.

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas

Lugar de Criação

Transmissão: Plataforma Zoom

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 3 anos

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

Oficina de Saberes
Data/horário: 13 de março, às 14h30

Jogos de Arte

Data/horário: 20 de março, às 14h30

 

Oficina de Artes

Data/horário: 27 de março, às 14h30

Transversalidades

“Literatura e escrita reflexiva:  aproximação para formação de educadores” – com Luiza Christov

Quarta-feira, 10 de março, às 19h

Transmissão: Plataforma Zoom

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 16 anos

 

Processos Compartilhados

O pertencimento a um território – A comunicação inclusiva e o acesso à arte como condição para a formação cultural e o desenvolvimento das noções individuais e coletivas de cidadania – Com Bell Machado

Quinta-feira, 18 de março, às 14h

Duração: 3h

Local: plataforma Zoom

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

 

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 16 anos

 

Lugar de Criação Digital

Capas de Proteção

Sexta-feira, 19 de março, às 10h

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 3 anos

Local: www.ccbbeducativo.com

 

 

Com a Palavra

“Abraham Palatnik: a reinvenção da pintura”– com Yurij Castelfranchi

Terça-feira, 23 de março, a partir das 10h

Acesso: www.ccbbeducativo.com

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 10 anos

Transversalidades

“Eles vêm chegando: livros informativos na contemporaneidade” – Com Ana Paula Campos

Quarta-feira, 24 de março, às 15h

Transmissão: Plataforma Zoom

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 16 anos

Acessível em Libras

Múltiplo Ancestral

“Infâncias plurais na literatura negra: narrativas que nos aproximam dos saberes ancestrais” – Com Pretinhas Leitoras

 

Sábado, 27 de março, às 10h

Local: site do CCBB Educativo

Acesso: www.ccbbeducativo.com

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 3 anos

 

Com a Palavra

“Egito: do cotidiano à eternidade ” – com Wanderson Flor do Nascimento

Terça-feira, 30 de março, a partir das 10h

Acesso: www.ccbbeducativo.com

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 10 anos

Acessível em Libras

 

Eventos gratuitos

 

Informações: (31) 3431-9440/9441

www.ccbbeducativo.com

Sobre o Programa CCBB – Educativo

O Programa CCBB Educativo desenvolve ações que estimulam experiências, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

São José da Lapa espera receber mais de 500 mil turistas por ano

Artigo Anterior

Cervejaria Albanos lança linha especial em homenagem a torcedoras que são símbolos dos principais times mineiros

Relacionados