Inteligência Artificial para prevenção de golpes! Confira

Inteligência Artificial para prevenção de golpes


As fraudes representam um desafio significativo para as companhias de seguros. A cada 100 ocorrências de sinistros, 15 já são identificadas como fraude pela inteligência artificial da Autoinsp. A pena para esse crime pode chegar até 5 anos de prisão.

Em 2020, um indivíduo no Rio de Janeiro (RJ) deliberadamente incendiou seu próprio veículo na tentativa de receber o pagamento do seguro. Esse incidente resultou em um incêndio de grandes proporções em uma área de preservação ambiental.

Há diversas outras maneiras de fraudar o sistema de seguros. Algumas envolvem criminosos que se oferecem para roubar ou colidir com um veículo, cobrando uma porcentagem do prêmio como compensação. Além disso, alguns motoristas buscam amplificar a gravidade de acidentes com o intuito de registrar perda total junto à seguradora.

As seguradoras estão explorando estratégias para detectar potenciais fraudes e estão adotando a incorporação de inteligência artificial nesse procedimento. Um exemplo é a Autoinsp, que concebeu um sistema de análise de sinistros destinado às seguradoras.

Como funciona?

Quando um sinistro é notificado, o analista da seguradora necessita acessar a plataforma para encaminhar relatórios, imagens e documentos relacionados ao incidente. A inteligência artificial analisa esses elementos e os compara com dados de outros sinistros para avaliar a possibilidade de fraude.

Além disso, o sistema tem a capacidade de indicar se as descrições do acidente estão alinhadas com as evidências físicas das deformações no veículo, embora a decisão final sobre a ocorrência de fraude permaneça a cargo do analista da seguradora.

“A tecnologia serve para auxiliar a tomada de decisões humanas. Quando o relato do acidente é processado pela IA, o engenheiro responsável pela análise consegue verificar rapidamente a coerência e veracidade dos fatos”, diz João Lottermann, CEO da Autoinsp.

Entre 100 acidentes, 15 são validados como casos de fraude.

A expectativa da Autoinsp é que a implementação da inteligência artificial contribua para a redução da incidência de fraudes em seguros. De acordo com a Federação Interamericana de Empresas e Seguros (Fides), as fraudes em sinistros resultam em perdas anuais de aproximadamente US$ 50 bilhões apenas na América Latina (equivalente a R$ 246 bilhões na conversão direta).

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo
montador de móveis

A Importância de Contratar um Montador de Móveis no Maracanã, Rio de Janeiro

Artigo Anterior
cozinha planejada

7 Curiosidades sobre a cozinha planejada

Relacionados