Dirigir na chuva: cuidados essenciais para evitar acidentes

Um dos maiores riscos de acidentes de trânsito atualmente é a aquaplanagem. Ela acontece quando o pneu do carro não consegue ter aderência o suficiente com o solo pois há uma fina camada de água no chão. A consequência dessa ação é que o carro perde dirigibilidade, já que fica mais difícil controlá-lo e freá-lo. Por isso, é importante conferir alguns cuidados essenciais para dirigir na chuva.

Atualmente, o Brasil é um dos países com o maior número de acidentes e mortes no trânsito no mundo. Para se ter uma ideia, o nosso país tem ao redor de 1 milhão de acidentes por ano, com 5 pessoas morrendo no trânsito a cada hora, em média. A situação fica mais drástica em feriados e em momentos de chuva, quando há menor visibilidade e, claro, maior risco de acidente por causa da aquaplanagem.

Quer conhecer alguns cuidados essenciais para dirigir na chuva e evitar acidentes? Então siga a leitura abaixo para aprender a se proteger e garantir mais segurança para você, sua família e outras pessoas no trânsito!

5 cuidados essenciais para dirigir na chuva

1. Dê uma olhada no estado dos pneus

O primeiro passo para conseguir dirigir bem na chuva é checar o estado dos pneus. Afinal, eles são o ponto de contato entre o seu carro e a pista, o que faz com que seja necessário que eles estejam em bom estado a fim de garantir dirigibilidade e estabilidade nessas condições.

O ideal é que você evite rodar com pneus carecas. Além de ser proibido por lei (com direito à multa de mais de R$200,00 e vários pontos na carteira por cada pneu em mau estado), o fato é que os pneus carecas são incapazes de gerar uma boa aderência com o solo, especialmente em uma pista molhada. A consequência disso é que não só você não conseguirá frear adequadamente, como tampouco conseguirá manter o carro na pista com facilidade.

A melhor forma de verificar o estado dos pneus é checar o Indicador TWI. Esse elemento é uma pequena marca que fica localizada entre os sulcos da banda de rodagem do pneu, indicando a medida mínima de 1,6mm para garantir boa aderência na pista. Se o desgaste do pneu já chegou nele, então é hora de trocá-lo.

Caso você não tenha achado o TWI ou não saiba reconhecê-lo, uma maneira fácil de medir a profundidade dos sulcos da banda de rodagem do seu pneu é com uma moeda de 1 real. A borda dourada da moeda tem exatamente 1,6mm. Ao colocá-la dentro do sulco do pneu, é só verificar se a profundidade é maior ou não do que o tamanho da borda dourada.

2. Confira como estão os limpadores de para-brisa antes de sair de casa

Um cuidado necessário quando for dirigir na chuva é verificar se os seus limpadores de para-brisa estão funcionando adequadamente. Isso é importante pois eles garantirão a sua visibilidade na chuva. Portanto, não podem falhar pois isso geraria um acidente.

Isso significa que, caso você perceba que há riscos de chuva, é essencial testar os seus limpadores para garantir que eles estejam funcionando perfeitamente. Isso é importante especialmente depois de um longo período de seca, já que essas condições podem ressecar a borracha dos limpadores.

3. Dirija sempre mantendo distância dos outros carros

Quando estiver na rua e a chuva começar, aproveite para abrir um pouco mais de distância dos outros automóveis. Isso porque os riscos não são apenas de você causar um acidente, mas de acabar se envolvendo no acidente dos outros.

É natural que os carros tenham um pouco de dificuldade para frear na chuva. Sempre há alguns metros a mais até o veículo parar totalmente no momento da frenagem. Portanto, ao abrir uma distância extra na hora de dirigir, você ganha uma margem importante que pode evitar um acidente.

4. Fique atento ao tráfego na pista

Além de abrir distância dos outros veículos, é importante que você preste muita atenção ao tráfego ao seu redor. Afinal, a visibilidade dos outros estará igualmente comprometida. Portanto, conseguir processar mais informações dos seus arredores também é importante para evitar problemas.

5. Evite ruas alagadas

Por fim, é normal que algumas ruas de certas cidades acumulem um pouco mais de água do que outras. Se você tem uma experiência básica de onde mora, já sabe quais são as ruas que mais alagam durante as chuvas.

Quando for dirigir, evite passar por elas, pois além de atrapalharem o trânsito, também podem prejudicar o seu automóvel. A água pode ficar muito alta e entrar na  parte mecânica do carro, fazendo com que ele pare de funcionar.

Esses são os cuidados essenciais para dirigir na chuva com mais segurança, diminuindo assim o risco de acidentes. Se você conseguir se preparar adequadamente para a situação, conseguirá reduzir bastante as chances de um acidente sério, o que deixará a sua vida muito mais segura e protegida. Se você é um motorista de aplicativos, por exemplo, precisa pensar em dobro nessas situações pois estará muito mais tempo exposto a riscos.

E aí, gostou do conteúdo? Então, compartilhe-o nas redes sociais para que mais pessoas conheçam essas dicas!